O número de casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, passou de 3 mil em Santa Catarina e chegou a 3.082. O estado tem 63 mortes. Os dados foram repassados em pronunciamento do governo estadual na noite desta quinta-feira (7). O governo anunciou ainda medidas para a região de Concórdia, no Oeste catarinense, como o fechamento do comércio não essencial por 14 dias.
Nesta quinta, houve webconferência com representantes da região de Concórdia. De acordo com o secretário, “há algumas cidades com casos por 10 mil habitantes considerável”. Com isso, o estado fez um pacto com os municípios para a adoção de mais restrições:
- reforçado o uso obrigatório de máscaras ao sair de casa;
- supermercados devem medir temperatura dos clientes na entrada;
- fechamento do comércio não essencial por 14 dias;
- fechamento de serviços públicos estaduais e municipais não-essenciais.
Os municípios que fazem parte da região, da chamada Amauc (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense) são: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina. Juntas, estas cidades têm 264 casos de coronavírus.
Nesta sexta-feira deverão ser divulgados mais detalhes, mas o comércio deverá fechar a partir de segunda, dia 11, segundo a recomendação do Estado. Os prefeitos dos municípios envolvidos vão se reunir nesta sexta para tratar da questão.
Boa noite,sou residente atual na cidade do Concórdia,tenho uma filha de dez meses,sou casada,e natural de Piratuba.
Minha opinião,algumas pessoas não estão literalmente respeitando essa quarentena,continuam andando pelas ruas normalmente como se nada estivesse acontecendo.
Alguns apontam o dedo para outro mais não percebe que também está fazendo errado,sair de casa para ir ao mercado tudo bem,mais sair para fazer compras de roupas,calçados.
Acho que se tivesse uma multa,mudaria um pouco as coisas,por que só assim,as pessoas iriam se conscientizar de que o lugar que deveria se estar é dentro de casa.
Não adianta de nada,cada pouco tá fechando estabelecimento,e tudo mais,quando reabrir,o povo vai ta na rua como de costume.
Aplique multa,que só assim iram ficar em suas casas,multas com valor alto,assim muitos não vão ter como pagar,e não terá outra escolha.
Todos estão vendo a situação que nossa região está passando,mais ninguém faz nada para mudar.
Ninguem faz nada por que não é ninguem da sua familia que se encontra com un diagnóstico POSITIVO para essa doença.
Você prefere chorar por não poder ir até a casa de seus familiares,ou chorar quando estiver enterrando um?!
Pense bem,mude por você,por sua familia.
Por depois,a o depois pode custa uma vida toda.
La na frente irá sentir o peso,por não ter feito nada antes.
Um abraço de uma mãe,filha,esposa,mulher,cidadã.
Juntos somos mais forte.
Deus é por nós.
Bom…, Pelos dados divulgados na mídia, percebe-se uma situação mais grave em alguns dos municípios de nossa região, considerando a quantidade populacional desses, dos quais se pode citar: Concórdia, Irani, Lindóia do Sul, Jaborá, Peritiba e Piratuba.
Qto aos demais municípios desta região, vejo que os casos surgidos e suspeitos estão dentro de certa normalidade, já que nos é afirmado que entorno de 80% da população irá ser acometida.
Concordo que muitas pessoas tem relachado, qto aos cuidados. Mas, em contrapartida percebe-se outras e até os estabelecimentos empenhados e cautelosos, o que conta positivamente.
E, vejo também que, a ampla divulgação de regras, cobranças por quem de direito e a penalização, são medidas essenciais e necessárias para a contenção paulatina e gradual, na contaminação e proliferação do vírus entre as pessoas.