A comunidade de Linha São Paulo em Marcelino Ramos é uma das poucas da região que ainda mantém viva uma das mais antigas e importantes tradições da Igreja Católica. Na manhã desta quinta-feira (04) a equipe de reportagem do Portal de Marcelino esteve na sede da comunidade para acompanhar de perto a comemoração de Corpus Christi que é a celebração do sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Todos os anos a comunidade se mobiliza numa programação especial e dedica horas para confecção do tradicional tapete, uma tradição que surgiu em Portugal e que foi trazida para o Brasil com os colonizadores. Desenhos variados, mas enfocando principalmente o tema Eucaristia, foram usados no tapete que formou um grande círculo em frente a capela. O material usado foi serragem, terra, cinza, flores e ciprestes. Ao longo do itinerário foram implantados três santuários. Durante a celebração da missa, que iniciou por volta das 10hs, um dos religiosos, fez questão de ressaltar a devoção da comunidade que mantém esta tradição de celebrar o Corpo de Cristo. “ Para muitos desta nova geração é um dia comum e estas celebrações vãos e perdendo” citou ele. A missa foi celebrada pelo Padre José.
Logo após a comunidade saiu em procissão, sendo escoltada, por crianças que se transformaram em anjos. No primeiro altar, bem próximo da Igreja, o tema de pregação foi comunidade. Os religiosos destacaram a importância de se manter o sentido amplo da palavra em toda sua plenitude. Dezenas de pessoas participaram da programação que contou com almoço festivo e matinê. A comunidade de Linha São Paulo em Marcelino Ramos, através deste evento, dá exemplo de devoção, principalmente mantendo esta tradição viva.
Muito bonito, mas faltou o anjos negros!??.