Foi concluída no final da semana que passou, o primeiro trecho de asfaltamento da rodovia que liga que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, via barragem da Usina Hidrelétrica Machadinho.
As obras atingiram no último sábado as proximidades do trevo de Zonalta, região de acesso à Marcelino Ramos (RS). No início desta semana as equipes iniciaram a colocação de brita graduada em mais uma etapa, aproximando os serviços de base à região de Arroio Bonito.
Segundo a equipe de engenharia, os trabalhos obedecem ao cronograma e uma nova etapa deve ser asfaltada em meados de fevereiro.O trecho em fase de recuperação é de cerca de 10 quilômetros e ligando a entrada do asfalto de Lageado Mariano às imediações da comunidade de Linha São Paulo, no interior de Piratuba.Segundo a Secretaria de Administração e Finanças, para recuperar o segmento, que representa metade do traçado original, serão investidos mais de R$ 6 milhões. Os recursos têm origem em uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, feita em junho deste ano, por meio de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, o Finisa.
A execução da obra, segundo o secretário de Administração e Finanças, Giovani Gelson Meneghel, deve sanar um dos principais gargalos logísticos de Piratuba, fazendo a comunidade e turistas respirarem aliviados depois de anos de intensas expectativas pela revitalização de um dos principais corredores turísticos de acesso à Piratuba e ao estado de Santa Catarina.
As obras de recuperação da rodovia que são esperadas pela população há vários anos, devem ser concluídas ainda neste primeiro semestre de 2020.