Um garoto de apenas 11 anos, morador de Gaurama e filho de uma marcelinense, desenvolveu uma grande habilidade e paixão por um dos símbolos da cultura gaúcha: a gaita. Henrique Ferri está abrindo sua gaita em festivais, conquistando fãs e prestígio por onde tem passado.
Na noite desta segunda-feira (12) o pequeno grande talento reservou um tempo para conversar com o Portal de Marcelino e contar um pouco da sua paixão pela música, mais especificamente pela gaita. Você deve estar imaginando que tocar gaita num Estado que cultiva as tradições é algo normal, mas o que chama atenção é o interesse e a disposição do gaiteiro que tem apenas 11 anos e muita afinidade com o instrumento.
Henrique contou que despertou o desejo pela gaita logo aos seis anos e influenciado pela própria família. “Somos uma família de gaiteiros, meu pai, meu dindo e meu vô” justificou ele. Foi aos 8 anos que ele fixou a paixão pelo instrumento quando começou, incentivado pelo pai Ercules Lourenço Ferri, frequentar aulas em Viadutos com o professor Michel Dalbosco. E se engana quem pensa que o pequeno grande talento usa uma gaita de pequeno porte. “Gosto muito de gaitas grandes, uso uma Todeschini Super 8 120 baixos, serie especial” contou ele.
Maquinado com sua Todeschini, o Guri tem aberto sua gaita pelos mais distintos rincões do RS. Ele ensaia 2hs por dia dividido em dois períodos. “Eu ensaio uma hora de manhã e uma hora de noite, sozinho”. Questionado sobre suas preferências por artistas gaúchos, ele revelou que seu grande ídolo é Albino Manique, um dos fundadores do grupo Os Mirins. Ele também mostrou admiração pelo marcelinense Valdemar dos Santos Filho, outro talento.
Henrique Ferri, com 11 anos, já conquistou 16 prêmios, entre eles um de campeão geral da 14ª região tradicionalista. Com esta conquista ele garantiu vaga no Rodeio de Vacaria em 2018. Lá o prêmio será uma cobiçada gaita Pampiana. Mas antes, ele participará da festa nacional do churrasco em Lagoa Vermelha e depois da 2ª etapa do festival nacional da cultura gaúcha em Espumoso. Estes eventos acontecerão entre janeiro e fevereiro.
Henrique é filho de Fabíola Ferrarini e Ercules Lorenço Ferri. Dotado de grande força e coragem pelo pai, o filho do mitológico Ércules segue sua jornada pelo mundo da cultura gaúcha.
Parabéns Henrique! Tudo que se faz com amor e dedicação tem como resultado o sucesso. Sempre torcemos por você. Abraço da nossa família e dos marcelinenses.
Este pequeno GRANDE menino, tem um futuro promissor e garantido nas arte
de dedilhar estes dedinhos e alegrar a todos por onde passa. É um orgulho sem fim a familia
Ferri e Ferrarini. Parabens sem duvidas ele vai e merece ir muito longe.
Parabéns siga assim, serás um grande gaiteiro, Parabéns.
Esse Rio Grande de talentos inesgotáveis. Que qualidade de execução musical! Como dia aquele apresentador de televisão: “Parabéns garooooto”.