O Portal de Marcelino registrou no início da noite deste sábado (06) o Planeta Vênus. Por ser brilhante, muitas pessoas o confundem com uma estrela, pois é o primeiro a aparecer no céu quando a noite chega. A foto foi feita com uma lente especial que possibilitou uma aproximação de 200 vezes. Na imagem podemos observar alguns detalhes do planeta que parece estar emanando calor e com um grande circulo ao seu redor.
O planeta Vênus é o terceiro corpo celeste mais brilhante dos nossos céus, pois apenas o Sol e a Lua o conseguem ultrapassar em termos de brilho aparente. Há vários aspectos fascinantes neste nosso vizinho. Em primeiro lugar é o planeta mais semelhante ao nosso em termos de dimensões: enquanto a Terra tem um diâmetro de 12.756 km, Vénus tem 12.104. Outro aspecto fascinante de Vênus tem a ver com o fato de alternar entre ser “estrela da tarde” ou “estrela da manhã”. Como “estrela da tarde” foi conhecido como Vésper e popularmente era a “Estrela do Pastor”. Quando visível ao amanhecer, recebeu o nome de Lúcifer (o que traz a luz) ou Estrela d’ Alva.
Apesar de todo o brilho que vemos no planeta, a verdade é que da Terra nunca o conseguimos apreciar em todo o seu esplendor. Como se pode verificar com um pequeno telescópio ou mesmo com um vulgar binóculo, quando está mais perto de nós todo aquele brilho é produzido apenas por um pequeno crescente, pois a maior parte da superfície iluminada está voltada na direção oposta à nossa, ou seja, está voltada para o astro-rei. Só quando está do outro lado em relação ao Sol, portanto muito mais longe, é que nos mostra uma maior superfície iluminada. A sua face iluminada apenas fica completamente voltada para nós quando o Sol está entre os dois planetas, o que, como é lógico, inviabiliza a sua observação.