A BR-153 em Marcelino Ramos, no trecho que mais uma vez apresentou rachaduras e riscos de novos deslizamentos, deverá ganhar um novo traçado. A informação é do engenheiro Adalberto Jurach, Superintendente do DNIT no norte do Rio Grande do Sul.
Os técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura seguem no local fazendo análises do solo e nas próximas horas deverão anunciar medidas paliativas para minimizar os transtornos. Em razão dos riscos de deslizamentos do solo, somente veículos de passeio estão sendo liberados. Há uma expectativa de liberação do trânsito pesado, em meia pista, assim que os técnicos tiveram uma certeza das reais condições da base que dá sustentação ao pavimento. A ideia seria liberar meia pista, escavando um pouco mais a encosta para ampliar o espaço.
Novo traçado
É a terceira vez em 5 anos que o KM 2 da BR-153 em Marcelino Ramos apresenta o mesmo problema. O Supertintendente informou que a solução definitiva seria um novo traçado no local envolvendo uma obra de grande vulto, mas necessária. O primeiro passo será a medida paliativa visando liberação do trânsito pesado e em seguida a contratação de uma empresa, em caráter emergencial, para execução da obra, cujo projeto já existe.
Fotos: Rádio Rural