Doces ou travessuras? Esta pergunta ecoou pelas ruas de Marcelino Ramos na noite desta sexta-feira (31) ganhando guarida em muitas casas que aderiram a brincadeira mantendo viva em nossa cidade uma tradição quase que milenar. Vestidas de bruxas e outros personagens típicos do Halloween as crianças tomaram conta das ruas no Dia das Bruxas. Algumas saíram antes mesmo do sol dar lugar para a lua, garantindo desta forma a “colheita”.
Doces ou travessuras é uma atividade típica na data do Halloween feita por crianças ou jovens de todas as idades, aonde eles vão de casa em casa pedindo doces ou travessuras, mas geralmente esperando como respostas doces para ganhar pirulitos, balas, bombons chicletes e outros.
Já quando falamos em “travessuras” geralmente as crianças fazem uma pequena “brincadeirinha”. Quando a casa nega doce às crianças ou quando ela não tem, as crianças costumam bombardear a casa com ovos, papel higiênico, farinha como manda a tradição. Uma sexta-feira especial em Marcelino Ramos onde os adultos puderam recordar muito bem a infância e colaborar para manter viva esta tradição.
A história conta que esta tradição de doces ou travessuras iniciou pela Irlanda em 1910. Lá existe uma lenda que diz que um homem conduzia uma procissão para angariar oferendas de agricultores, a fim de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Uma espécie de chantagem, que daí deu origem a o “doces ou travessuras”, ou em inglês, “Trick or Treat”. Acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos, é necessário deixar comida para eles. Esta prática foi transformada com o tempo e os mendigos passaram a pedir comida em troca de orações por quaisquer membros mortos da família. (Pois antigamente acreditavam fielmente no jargão “Aos pobres pertence o Rei dos Céus”, e era uma prática comum pagar para os mendigos carregarem o caixão do defunto, pedir para eles rezarem para o morto, e também fazer doações para eles. Era importante dar dinheiro sempre que os mendigos pedissem, e nunca pedir troco de volta.). Mas como podemos ver estas informações podem ser lendas, mas é claro, o que seria um Halloween sem um pouco de historias de terror ou medo?
PENA QUE NAO PUDE IR!
Todo lindos adorei