Um marcelinense, cujos familiares ainda residem em nossa cidade, foi convocado pelo Ministério da Justiça para compor a Força Nacional que envolve policiais de elite dos estados Brasileiros. O soldado da Brigada Militar, Gilson Luchini, que recebeu o convite pela primeira vez em 2006, foi novamente convocado este ano para atuar na Copa das Confederações que vai acontecer em junho, um evento esportivo que será um ensaio para a Copa do Mundo em 2014. Gilson, que embarca no próximo dia 24 para Brasília, já atuou pela Força Nacional em diversos estados brasileiros, inclusive participando de treinamentos em Bogotá com a Polícia da Colômbia em 2009. A última missão do marcelinense, que é lotado no Pelotão de Operações Especiais do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas de Gramado/RS, foi na greve dos Policiais Militares da Bahia em 2012 e no carnaval de Salvador este ano.
Força Nacional
Desde sua criação, a Força Nacional de Segurança atua na repressão a rebeliões em presídios estaduais e na manutenção da ordem pública durante eventuais greves das Polícias Civil e Militar em alguns estados – o último caso mais notório ocorreu no Ceará, no começo de 2012. Em 2007, o governador do Rio de Janeiro aceitou a presença da Força para atuar no combate ao tráfico de drogas. Recentemente, a Força tem atuado também no patrulhamento de alguns estados cujas fronteiras apresentam alto risco para o contrabando de mercadorias ilegais e para o narcotráfico internacional. A organização é composta pelos quadros mais destacados das polícias de cada estado da União e da Polícia Federal. Os candidatos devem ter entre 25 e 40 anos e ter no mínimo cinco anos de experiência. Outra exigência é ter disponibilidade para ser convocado pelo período de 90 dias, em data indeterminada, e ter recebido o conceito “muito bom” no teste de aptidão física. A Força Nacional de Segurança Pública possui uma unidade de treinamento sediada em Goiás. Lá, os policiais passam por avaliações e recebem 100 horas de cursos voltados para o combate urbano, além de técnicas de tiro, policiamento ostensivo e direitos humanos. Nessa mesma sede, a Força Nacional recebe especialistas de todo o Brasil e do exterior para ministrar cursos e treinamentos especiais, com o objetivo de tornar o grupamento o mais especializado do País. O comando da Força Nacional é feito pelo Ministério da Justiça, com as ações práticas divididas entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública e um quadro de funcionários egressos da polícia, seja militar ou federal.
Ao meu velho amigo Gilsom Luchini ! Os meus sinceros parabens ! [gilson mesmo anos sem se ver ,meu amigo quero te dar os parabens ,pois tu sempre foi esforçado ,por isso te desejo boa sorte ,e gr
ande abraço do joce ,santa maria rs .