A empreiteira Porto Redes Construções e Instalações já iniciou há cerca de duas semanas a obra de reforma do prédio SINODAL no Instituto Estadual de Educação Marcelino Ramos (IEEMAR). Nesta primeira etapa de trabalhos a empreiteira está removendo a cobertura de telhas. A obra está orçada em R$ 450 mil e tem prazo de execução de 4 meses para ser concluída.
Um levantamento técnico das condições do prédio, que foi construído em 1954, apontou que a edificação oferecia inúmeros problemas que precisavam ser corrigidos de forma urgente. No laudo, encaminhado à Secretaria de Obras em Porto Alegre, o engenheiro anexou fotos e um memorial detalhado da edificação que nunca passou por uma reforma desde sua inauguração há mais de 60 anos. No local funciona o projeto “Mais Educação” com 120 alunos em dois turnos distribuídos em 5 oficinas, o refeitório, a cozinha e mais o salão de atos. Durante vistoria foi constatada necessidade da substituição do atual assoalho de madeira por concreto, 1utilizando parte da estrutura já existente. O assoalho no auditório e nas salas de aula está comprometido pela ação de cupins e com inúmeros buracos que ofereciam riscos para as crianças e professores em determinadas áreas.
A falta de adequação da rede elétrica, que tem mais de 60 anos, era uma das maiores preocupações. O laudo sugeriu a troca de toda rede para evitar curtos-circuitos, que podem resultar em problemas mais graves. O cabeamento atual não possui isolamento apropriado e também não está acondicionado em dutos que são capazes de evitar a ação de roadores (ratos).
Otimas Noticias de minha Querida Marcelino
Local que deve ser preservado. Gerações passaram por ele, e gerações deverão passar.
Um pedaço da história de Marcelino Ramos.
O Ginásio Sinodal Júlio de Castilhos fez e continuará fazendo história, assim como o Cristo Rei.
Ronnie M. Lopes
Macau – RN
02-12-2013
15:59
Olá,
Sugiro que realize uma reportagem divulgando os problemas encontrados na realização das obras de reforma do prédio SINODAL, já que a mesma encontra-se interrompida.
Ótimo conteúdo e belíssimo site, estão de parabéns !!!
Ótima Noticia, estudei todo ginásio nos anos 67 á 70, parabéns.