A empreiteira Traçado/Greca de Erechim, contratada pelo DNIT para executar o desvio na BR-153 no trecho próximo da ponte na divisa do RS com SC, já foi notificada e deverá refazer o asfalto que está praticamente se desmanchando com abertura de vários buracos. A informação foi repassada ao Portal de Marcelino na manhã desta quarta-feira (01) pelo engenheiro Adalberto Jurach, Superintendente Regional do DNIT em Vacaria.
Além dos buracos na pista, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes estuda uma solução definitiva para a terceira pista que está cedendo. De acordo com ele a rachadura surgiu na borda da faixa adicional e a princípio não existe risco para os usuários que estão utilizando as outras duas pistas. O local está sendo monitorado pelo DNIT que já está providenciando um projeto que vai apontar uma solução definitiva para o problema. Questionado se existe o risco da BR-153 ser novamente interditada para execução de novas obras, o engenheiro a princípio descartou a possibilidade. “tudo está sendo feito sempre numa busca de que o trânsito flua, que não sofra interrupções” explicou ele.
Nesta quinta-feira (02) a empresa projetista contratada realizará uma vistoria no local para verificar algumas questões técnicas. Após aprovação do projeto a obra será licitada até o final do ano. Questionado porque a pista voltou a ceder o engenheiro explicou “O que a gente fez lá foi trazer a rodovia para cima do corte de rocha, então o que voltou a ceder era o que estava cedendo antes que era a bordo de uma terceira pista que a gente insistiu em tentar implementá-la, apostando e imaginando que aliviando o peso do aterro seria suficiente, a gente fez isso, rebaixou a estrada antiga em quase 6 metros, e que o alívio deste peso pudesse fazer com que o aterro parasse de ceder, infelizmente isso não aconteceu, então se interditou esta terceira pista” disse o engenheiro.
Quanto ao pavimento que está abrindo buracos, Adalberto Jurach mostrou-se surpreso pelo material estar suscetível a chuva. Já foi solicitado para a empresa refazer e o trabalho será executado assim que o tempo melhorar. De acordo com ele até mesmo técnicos da empreiteira ficaram surpresos com os problemas. Na galeria abaixo algumas imagens aéreas feitas pela Rádio Atual FM que mostram a situação da rodovia.
VÍDEO
Fotos: Rádios Rural e Atual FM