O ano começa com mais uma boa notícia para Marcelino Ramos. Depois do turismo, agora foi a vez do setor de educação. A Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Ferri de Coronel Teixeira é uma das 178 do Brasil, e uma das únicas da região, a receber um importante reconhecimento por parte do Ministério da Educação como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. O projeto do MEC, cujo resultado foi divulgado em dezembro, mas tornado público nesta semana, tem por objetivo identificar e conhecer iniciativas inovadoras para saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Em setembro o Ministério da Educação lançou chamada pública à qual se apresentaram 682 entidades, entre elas a escola Gabriel Ferri.
Depois de criteriosa avaliação, a seleção foi realizada. Constam da lista 138 instituições que já trilham um longo caminho na prática da inovação e 40 organizações que estão caminhando na direção da inovação com vistas a garantir qualidade à educação oferecida. O Ministério vai acompanhar o desenvolvimento de todas.
O reconhecimento obtido pela Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Ferri, que atende 26 alunos com idade entre 4 e 5 anos, está sendo muito comemorado pelos professores, alunos, colaboradores e administração municipal. O projeto inscrito pela Escola abordou aspectos relacionados a alimentação escolar desde a escolha dos alimentos, manuseio com talheres, eletrodomésticos, preparo e aos hábitos de higiene.
A Secretária Municipal de Educação, Isabel Regina Ramisch, concedeu nesta terça-feira entrevista ao Portal de Marcelino. O projeto da escola, segundo ela, vem sendo desenvolvido há algum tempo e tem gerado resultados positivos em se tratando de mudanças de hábitos com uma alimentação mais saudável tanto na Escola como na casa das crianças. “Muitos pais, que são moradores da área rural do nosso município, tinham o entendimento que as crianças iam para a escola, e a partir deste momento poderiam comprar os produtos industrializados como salgadinhos e outros, e sentindo esta dificuldade que contrariava nossos pensamentos, e pelo fato de termos nutricionista que pensa numa alimentação mais saudável, diferente do pensamento dos pais, aí que surgiu este projeto” explicou ela.
Para a Secretária Isabel Ramisch, o reconhecimento do MEC é reflexo de investimentos feitos nos últimos anos no município, que está corando todo um trabalho que envolve professores, crianças, comunidade e até mesmo famílias que participam do projeto. Ela ressalta também a importância para o município. “Para a Secretaria de Educação isso é muito significativo, mas eu diria que é o nome de Marcelino que agora tem uma escola que passa ser referência nacional de uma prática inovadora, criativa e pedagógica que é desenvolvida com nossas crianças’ finalizou a Secretária.
Ouça a entrevista com a Secretária Isabel Ramisch:
Parabéns à equipe pensante da Escola, principalmente a você Dulce Fávero Zamboni que com certeza é uma guerreira incansável na busca da qualidade do ensino. Parabéns!!! Sucesso!!!
Parabéns aos envolvidos, é gratificante acompanhar o crescimento da cidade que tanto amo, principalmente quando vemos pessoas envolvidas na melhoria das educação, que é, com certeza o caminho único do crescimento humano.
Parabéns a todos pela iniciativa! É a escola trabalhando pela comunidade como um todo. É educação na prática.
Eu, Dulce Fávero Zamboni, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Ferri de Coronel Teixeira agradeço em nome de toda escola. E destaco que esse mérito é de toda comunidade escolar, da administração municipal através da secretária de educação com seu apoio, incentivo e dedicação para com as escolas municipais de Marcelino Ramos. Espero que este projeto seja um exemplo para outras escolas. A contribuição de todos nos trouxe este belo resultado. E mais uma vez nosso município passa a ser reconhecido pelo seu potencial. Muito Obrigada.
O reconhecimento desse trabalho é fundamental para destacar o quanto o apoio e a dedicação da Administração Municipal através da Secretaria de Educação, o empenho das professoras da Escola Gabriel Ferre resultou em uma ação educativa tão significativa e importante para toda a comunidade. Atuei em 2015 como assessora pedagógica da Rede Municipal de Marcelino Ramos, que se dedicou a oferecer formação continuada para todos seus educadores. Agora todo o esforço foi premiado com esse reconhecimento por parte do Ministério da Educação e coloca Marcelino Ramos no mapa do Brasil como um lugar que se preocupa e se ocupa atenciosamente com a educação das crianças. Marcelino é hoje, ao meu ver, que acompanho outras realidades de educação pública, um exemplo a ser seguido!