No dia 09 de junho de 2015, estiveram na UFFS de Erechim, a direção, professores e alunos representando a Escola Estadual Dom Pedro I de Coronel Teixeira, Marcelino Ramos, diretora Nelci Daga Rubenich , juntamente com a professora Leila Cristina Costa e as alunas Caroloni Takahschi e Carol Dreher, expondo o projeto : A Sustentabilidade da Escola do campo: Filtro Biológico.
Nesta Feira INTEGRASUL – Feira de Investigação, se fizeram presentes autoridades representativas de diferentes órgãos e participantes de outros Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Do Sul para a segunda fase regional da Feira.
O Projeto Sustentabilidade da Escola do Campo: Filtro Biológico ficou em 1º lugar obtendo a seguinte premiação: uma bolsa e um recurso de R$ 100,00 mensais num período de seis meses e mais formação na Universidade Federal de Erechim aos alunos participantes, voltada para investigação científica.
O Projeto premiado representa uma prática de reaproveitamento das águas da pia, do tanque, da máquina de lavar roupa. As águas, passam por um processo de filtragem tornando potável com possibilidade de reutilizar em horta, jardim, vasos sanitários, lavar calçadas, e fazendo uma analise poderá ser ingerida. Todo esse processo é representado no projeto.
Projeto que este que foi escolhido para ser levado para Expointer em 2015, representando as escolas da 15ª CRE de Erechim.
Fonte: Jornal Boa Vista (https://jornalboavista.com.br)