Quem já teve a oportunidade de ver de perto o Encontro das Águas, que acontece em Manaus, sabe o espetáculo fantástico que a natureza proporciona. Ele é considerado um ponto turístico brasileiro, e muitas agências de turismo oferecem passeios de barcos pela região, realizados no Parque Ecológico de Janauari.
O mesmo fenômeno acontece em Marcelino Ramos, mas por aqui ele ainda não virou uma atração turística. Em várias épocas do ano é possível visualizar com muita nitidez o encontro das águas do Rio do Peixe com o Rio Uruguai. O Rio do Peixe tem uma cor barrenta bem parecida com café com leite em razão do grande número de sedimentos que a água carrega ao longo do Vale. Já o Rio Uruguai, agora transformado em lago, tem águias escuras com coloração de chá preto devido à grande quantidade de ácidos orgânicos provenientes da decomposição da vegetação. Outra explicação para este fenômeno é a diferença de velocidade dos rios.
Ambos correm lado a lado por alguns metros abaixo da ponte rodoferroviária proporcionando um belo espetáculo comum para os marcelinenses e curioso para os visitantes. O contraste de cores é muito gritante.
A mãe natureza foi muito generosa com Marcelino Ramos. Este espetáculo das águas pode e tem grande potencial de ser explorado como atração turística a exemplo do que aconteceu em Manaus. A construção de um Deck para visualização, em ponto estratégico nas imediações da ponte, com certeza renderia um grande fluxo de visitantes.
Foto: Eliane Alexandri
hehehe já conheço o encontro das águas de Manaus-AM, agora preciso ir ver o encontro das águas em Marcelino Ramos minha terra natal…Amo Marcelino Ramos!!