A busca pelo crescimento profissional e por novas oportunidades fez com que eles deixassem o pequeno distrito de Uruguai, no interior de Piratuba, migrando para os mais diversos destinos. Partiram, mas não esqueceram suas origens. Neste domingo (27) os ex-atletas do Esporte Clube Guarani foram convocados para mais um compromisso. Desta vez reencontrar os amigos numa grande festa de confraternização.
Aos poucos eles foram chegando e contaminando com muita alegria a sede esportiva do Clube que é um dos mais tradicionais e antigos da região. O campo, que foi relocado após o enchimento do lago da Usina de Itá, serviu de testemunha para o reencontro. A festa começou ainda na manhã de domingo com uma partida amistosa entre a equipe do Taska de Concórdia e o Guarani. Um momento de confraternização onde as gerações dividiram o gramado para driblar os obstáculos, tabelar com a amizade e marcar gols de amizade e muita alegria. A habilidade e a técnica foram duas qualidades não levadas em consideração, pois o que estava em disputa era o momento de reencontrar os amigos. O time da casa fez bonito novamente e venceu os “estrangeiros” pelo placar de 7×4. As redes balançaram 11 vezes para alegria do público que acompanhava e se divertia a cada lance. Bola na trave, na rede, longe do gol. Foram vários lances e oportunidades.
Após a partida os ex-atletas e moradores do Uruguai saborearam um delicioso churrasco preparado com muito carinho pela comunidade. Até mesmo o prefeito Claudirlei Dorini participou da festa que teve cobertura fotográfica do Portal de Marcelino, que foi convidado pela comunidade para registrar o momento. A festa reuniu cerca de 150 pessoas. Nem mesmo a chuva que caiu pela manhã atrapalhou o evento.
Durante a festa o Portal de Marcelino lançou o DVD “Voe pelo Distrito de Uruguai”. O DVD com imagens aéreas pode ser adquirido. Informações pelo e-mail marcelosantos@portaldemarcelino.com.br
Assista abaixo um pequeno trecho do vídeo
Pelo time do Seminário Salette, no final da década de 1960(67,68,69) joguei várias vezes contra o time do Guarani . Sempre foram grandes jogos. O Guarani com seu uniforme vermelho e branco(em listras verticais)tinha um grande time. Dentre outros jogadores do Guarani lembro de um deles, bom de bola, chamado “índio”. Parabéns para os organizadores desse encontro que assim, através do esporte, preservam a identidade da comunidade.
Reni Scaranto