A família Rezzadori em Santa Bárbara, comunidade do interior de Marcelino Ramos (RS), está apostando numa nova atividade na propriedade envolvendo uma cultura promissora em se tratando de mercado. Superando desafios de produção, a família está colhendo neste início de setembro a primeira safra de Morangos. A estufa onde as frutas são cultivadas tem cerca de 250 metros com tecnologia apropriada para a cultura. Os morangos não tem contato com o solo, pois as mudas foram plantadas em uma espécie de “canteiro/mesa” cobertos por lonas e longe do chão. Na propriedade são cultivadas duas variedades: Albion e San’andreass. A San’Andreas é uma variedade de dia neutro moderado, de excelente qualidade de fruta, muito parecida com Albion, com excelente sabor, resistente às principais doenças. Já a Albion é considerada uma variedade de ponta. Ela apresenta como característica principal sua excepcional qualidade de fruto, tanto por tamanho como pelo seu sabor e firmeza.
Produzir morangos é um grande desafio em razão dos cuidados extras de manejo por se tratar de uma cultura muito sensível, principalmente à pragas. O empreendedor rural, Anderson Rezzadori, relatou ao Portal de Marcelino que no início teve problemas com uma praga, perdendo cerca de 400 mudas. “Teve uma praga que eu não conhecia, mosca dos fungos, e sua fase de larva ataca as raízes não deixando a planta enraizar, com isso perdi as mudas” relatou ele.
Mesmo com o golpe das pragas contra seu empreendimento ele não desistiu e levou adiante seu projeto. “Sabemos que é sofrido, pois damos valor a cada gota de suor derramada pra se chegar onde queremos. E seguimos a lógica plantamos pra depois colher… e está ai a recompensa” comemorou Anderson.
A família Rezzadori tem como meta produzir em Santa Bárbara 30 quilos de morango por semana. A intenção é conquistar o mercado em Marcelino Ramos com um produto de excelente qualidade e preço. O quilo é vendido à R$ 14,00 e o produto ´é entrega na casa do interessado. Encomendas ou outras informações pelos fones 9917-9585 ou 9951-2990. Como há dificuldade em sinal de telefonia no interior, outra alternativa de contato seria por e-mail: rezzadorianderson@gmail.com
O consumo do morango é, sobretudo, in natura, em saladas de frutas, vitaminas, ou como componente de bolos, geleias, tortas e merengues.
Mais um exemplo de empreendimento rural em Marcelino Ramos.
Tivemos o imenso prazer em conhecer a propriedade dos queridos primos ! Familia Rezadore muito lindo um espetaculo de producao Parabens Anderson vc e um exemplo a ser seguido