O Portal de Marcelino encontrou esta semana publicado nas redes sociais uma foto que talvez seja uma das mais raras da época da construção da ponte ferroviária em Marcelino Ramos entre os anos de 1918 e 1920 (data não precisa).
A foto comprova que mergulhadores foram usados para construção dos pilares da ponte. Homens utilizaram uma espécie de “escafandro” que era uma roupa de mergulho impermeável, desenvolvida especialmente para permitir a realização de trabalhos no fundo da água. O termo vem do grego e representa a ideia de um homem-barco. A vestimenta é fechada hermeticamente e, geralmente, é geralmente era feita de borracha e latão — mas também havia versões mais pesadas, com couro e madeira. O ar era bombeado da superfície e chegava ao mergulhador por meio de cordão umbilical.
Na foto é possível ver nitidamente um mergulhador saindo da água, já na superfície, em cima da plataforma de madeira, sendo recebido pela equipe de apoio. As casas que aparecem na encosta são do lado de SC. Andaimes, madeira, muitos trabalhadores e nenhum maquinário pesado para erguer as pedras ou a estrutura. Um contraste do passado com o presente.
A foto foi publicada por João Luiz Holleben. O autor não consta na imagem.
Magnífica e histórica fotografia. Muito bem colorida artificialmente, parecendo cores reais.
João Luiz Holleben foi meu colega de aula no Cristo Rei. A ponte férrea definitiva foi inaugurada definitivamente em 1913 (em 1911 havia a primeira, em Madeira, destruída pela enchente). Assim sendo, essa foto deve ser entre 1911 e 1913.
Neri Biavatti
Radialista
Panambi – RS
Quando a ponte de madeira ainda existia (1911), fotos já mostram alguns pilares da nova sendo construidos..
Neri Biavatti
Radialista
Panambi – RS
Que foto incrível. Já fui várias vezes e sempre vou rever essa ponte, caminhando, de tem, carro etc…
Parabéns pela divulgação.
Difícil igualar o poder que uma imagem que retrata história e vidas. Parabéns