As cortinas se abriram novamente para o Grupo Teatral do Alto Uruguai (GTAU) de Marcelino Ramos. Na noite desta terça-feira (12) os integrantes do GTAU tiveram a oportunidade de proporcionar mais um belo espetáculo ao público, desta vez em Maximiliano de Almeida. Coordenado pelo padre Presentino Rovani, um apaixonado por teatro, o grupo apresentou a peça “Cinco Homens e um Pão” abrindo o 1º Festival de Teatro Estudantil que prosseguirá até o próximo dia 14 na Casa da Cultura Avelino Benin.
“Cinco Homens e um Pão” é um dos maiores sucessos do grupo marceliense. A peça ficou 10 anos em cartaz sendo apresentadaem festivais nas cidades de Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Curitiba. Ela é de autoria do francês Pieri Rosmann e conta a história de cinco prisioneiros num campo de concentração que estão abrigados numa enfermaria comunitária onde os fatos acontecem.
Em Maximiliano o público aplaudiu e se encantou com a apresentação. Atuaram como atores Césio Mello, Irineu Izoton, Norberto Rodrigues e outros convidados que estão participando dos ensaios.
O GTAU foi fundado em 1972 pelo Padre Presentino Rovani iniciando as as atividades culturais em nossa cidade com o nome de GATEMAR – Grupo Artístico Teatral Marcelinense. Até 1985 o GTAU percorreu os palcos de toda região se apresentando até mesmo em outros Estados. Na trajetória inúmeras peças encenando e dramatizando diversos roteiros adultos e infantis. A primeira peça apresentada foi “Morre um Gato na China” e teve como atores Césio Mello, Basílio Werkauzer e Zeli Gemeli.
Confira algumas imagens da apresentação do GTAU em Maximiliano de Almeida feitas pelo fotógrafo Alexsandro Bortolussi.