Marcelino Ramos recebeu nesta temporada de verão um ilustre e discreto turista. Um ídolo do futebol brasileiro, que já encerrou carreira nos gramados, veio a nossa cidade em busca de paz, tranquilidade e simplicidade.
Alcindo, ex-jogador de Flamengo, São Paulo, Grêmio, Corinthians e Fluminense, e que se tornou também ídolo do futebol japonês na década de 90 ao lado de Zico, visitou Marcelino Ramos, ficando hospedado durante quatro dias.
Humilde, como suas origens, ele aproveitou a curta temporada em nosso município para fazer coisas simples. Além de usufruir do complexo de águas termais, ele trocou sua Land Rover por uma experiência maravilhosa a bordo de uma VW/Brasília 73. Na companhia do amigo Marcio Schertien ele teve seu desejo atendido de pescar num lugar calmo e abençoado pela natureza. Anzol, linha, iscas, e meia dúzia de geladas eles partiram para a barra do Rio Ligeiro. Longe dos flashes, e sem precisar dar autógrafos, o ex-craque aproveitou para curtir uma tarde diferente. A bordo de um bote de lata, no remo e sem motores que movem as desejadas lanchas luxuosas, eles lançaram os anzóis no rio numa verdadeira terapia revigorante.
Morando na pequena São Miguel do Iguaçu de 25 mil habitantes, no oeste do Paraná, Alcindo atualmente leva uma vida pacata administrando a fazenda que comprou com a família e a empresa de insumos agrícolas no qual é sócio. Em meio à sua propriedade, o jogador construiu uma casa espaçosa e confortável onde recebe os amigos, muitos deles do meio futebolístico.
A CARREIRA
Alcindo começou a carreira pelo Flamengo em meio aos grandes craques do Rubro-Negro em meados da década 80. Foi comparado a Renato Gaúcho e até considerado seu sucessor na camisa do Flamengo, mas nunca se firmou no clube. Depois, ele se transferiu para São Paulo e, em seguida, para o Grêmio, onde jogou até 1994, quando foi para o Kashima Antlers, do Japão, a convite do amigo Zico.
Alcindo se encontrou do outro lado do mundo. Seu futebol e o estilo “cabeludo careca” conquistaram os japoneses, que o elevaram a condição de ídolo. Além do Kashima, ele também passou pelo Verdy Kawasaki e Consadole Sapporo. De volta ao Brasil, ainda passou pelo Corinthians em 1996, Fluminense, voltou ao Japão e encerrou a carreira no ano 2000, no CRZ, ex-time do seu amigo Zico.
Lembro dele jogando no meu Tricolor. Outro glorioso Gremista foi o Tarciso, que tbm foi veranear em Marcelino. Do lado vermelhinho não veio ninguém ainda.