Um dos principais cartões postais de Marcelino Ramos, que até pouco tempo atrás estava desparecendo pela ação do tempo e pelo descaso com o patrimônio público, está renascendo graças a persistência e a determinação de um grupo de abnegados.
A centenária Estação Ferroviária, localizada nas margens do lago do Rio Uruguai, próximo da ponte Ferroviária, está passando por um processo de revitalização através de um projeto chamado “Estação Viva”, criado pela Associação Amigos da Ferrovia. Através de promoções, campanhas e doações está se buscando recursos para recuperar o imóvel que está inserido na história e desenvolvimento do município. O reforço mais recente veio há poucos meses através de uma parceria com a Associação dos Comerciantes do Balneário (ASCOBOL) que se uniu para realização de uma grande rifa que está em andamento. Associados da ASCOBOL doaram prêmios, entre eles uma moto zero quilômetro. O sorteio vai acontecer neste mês de abril e os números da rifa podem ser encontrados facilmente com os associados ou membros da Associação Amigos da Ferrovia. O dinheiro está sendo usado nesta etapa revitalização que consiste na nova pintura externa do prédio, nova iluminação cênica por led que deu um brilho especial ao imóvel e parte elétrica, além de outras melhorias. Muitas outras necessidades são necessárias para o andamento do projeto, por isso da importância da comercialização da rifa.
Na noite desta sexta-feira, dia 13, aconteceu a inauguração da 1ª etapa da obra com o acendimento das luzes. O evento foi muito prestigiado pela comunidade e lideranças locais. Um momento marcado por emoção, principalmente para as pessoas que estiveram diretamente envolvidas no projeto e que superaram muitas dificuldades para conseguir chegar até esta fase. Um vídeo produzido pelo Portal de Marcelino, com imagens de arquivo, fez um resgate das história da obra e a evolução dos trabalhos.
Acompanhe algumas fotos e o vídeo.
Parabens para todos os envolvidos nessa recuperacao desse imovel historico ferroviario..
Magnífica essa determinação em restaurar a saudosa Estação Ferroviária de Marcelino Ramos, devido a sua enorme importância histórico-cultural ferroviária, já que por muitas décadas esse local foi o “portal ferroviário gaúcho” e que tanto representou para muitas gerações.
Que maravilha! Gostaria de saber se essa obra teve a participação do poder público. Pois em certas circunstâncias os políticos e gestores se aproveitam do erário e fazem menos do que as ONGs e muitas pessoas voluntárias. Efusivos parabéns a todos que se envolveram. Acho também procedente que se façam as necessárias melhorias no Balneário, de modo geral. Abraço Prof Neivo Zago Erechim.
Agradecida por essas pessoas que realizaram essa obra que deixa Marcelino mais linda.Emocionada pelas lembranças de meu Pai trabalhando nesse lugar.
Parabéns a toda a cidade.