A JOANPEPA, a tradicional festa das Etnias de Marcelino Ramos, não será mais realizada no mês de junho, como estava prevista. Seguindo uma tendência mundial, e prevalecendo o bom senso, a comissão organizadora e os membros do Conselho Paroquial, decidiram cancelar a festa em razão dos riscos da Pandemia do novo Coronavírus. A informação foi confirmada ao Portal de Marcelino por Rodrigo Vecchi, presidente da comissão que organiza a festa. Vários fatores foram decisivos para a tomada da decisão que aconteceu durante uma reunião final da tarde desta quinta-feira (23).
Os membros do conselho levaram em consideração as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que pede para que sejam evitados eventos com aglomeração de pessoas. O vírus tem um alto poder de contaminação e um evento desta natureza, como é a JOAPEPA, em pleno inverno, seria praticamente impossível evitar a aglomeração no hall de entrada e também dentro do pavilhão. Por movimentar público regional, dos mais distintos municípios, também seria outro grave fator de risco de propagação do coronavírus.
Optou-se pela preservação da vida.
Ação entre amigos
Sobre a ação Entre Amigos, que foi lançada e seria sorteada no último fim de semana da Joanpepa, os blocos foram distribuídos nas capelas, deverão ser devolvidos na Secretaria paroquial, assim como a devolução de dinheiro mediante apresentação do canhoto do bloco.