Eles trocaram praias, shoppings, cinemas, parques aquáticos e viagens por vassouras, roçadeiras, sacos de lixo e muita disposição para viabilizar o projeto “Missão Calebe” da Igreja Adventista. Com o slogam “Suas Férias no Topo” o grupo de jovens da Igreja de Erechim escolheu Marcelino Ramos como destino, mas não com fins turístico e sim voluntário. Na manhã desta sexta-feira (22) a equipe de reportagem do Portal de Marcelino encontrou os jovens trabalhando na limpeza da avenida Beira Rio e do camping do Balneário.
O grupo, formado por cerca de 30 jovens, chegou em nossa cidade no dia 16 e permanecerá por aqui até o dia 30. Hospedados na Escola Municipal Rui Barbosa, que foi colocada a disposição pela prefeitura, eles partem todas as manhãs com a missão de recolher lixo e limpar as vias e praças públicas. “Nosso trabalho está concentrado principalmente no balneário, pois o prefeito pediu que a gente desse uma atenção especial para este local” explicou um dos coordenadores do projeto. Além de recolhimento de lixo os jovens estão roçando canteiros e cortando grama. Aos poucos a área de camping está mudando de cara, bem como a avenida Beira Rio, via por onde passam milhares de turistas durante a temporada de verão. Com sorrisos e disposição estampados nos rostos eles vão espalhando conscientização e mostrando que lugar de lixo é no lixo.
Palestras
A partir deste domingo (24) até a próxima quinta-feira (28) o grupo de voluntários promoverá palestra aberta ao público a partir das 20h na Escola Rui Barbosa. As palestras vão ensinar como deixar de fumar em apenas cinco dias e também abordar questões relacionadas a saúde. Paralelo, os jovens estão distribuindo na cidade materiais, como revistas e folders, buscando a conscientização da comunidade quanto a violência de crianças e jovens. O grupo que está em Marcelino é formado por cerca de 30 estudantes com idade a partir de 11 anos.
Parabéns aos irmãos pelo trabalho maravilhoso.. Jovens abençoados, buscando com amor e fervor a prática do bem. Obrigado Pastor Filipe por escolherem a nossa cidade.
A iniciativa é louvável mas a situação da limpeza de locais públicos não será resolvida enquanto tivermos seres humanos deseducados que acham que o meio ambiente, de todos, é o repositório dos resíduos de seu consumo.