Turistas que passam pela Estação Ferroviária de Marcelino Ramos podem viver uma experiência única provando uma “Nabundinha”, “D4”, “Nabunda”, “Do Lalau” ou até mesmo “Da Sogra”. As expressões que mechem com a imaginação das pessoas, principalmente das mentes mais poluídas, são na verdade apelos comerciais que foram criados por um aposentado que há mais de 30 anos comercializa cachaça em Marcelino Ramos.
Rogério Muller, apelidado carinhosamente pelos amigos de “Krica”, decidiu batizar seu produto artesanal com um toque de humor e com nomes sugestivos indicados para todas as ocasiões. O box na entrada da Estação Ferroviária é um paraíso para os apreciadores de cachaça que podem provar um produto, que segundo ele, é 100% puro e envelhecido em barris de madeira nobre. Os clientes se divertem com os nomes e mergulham numa grande dose de humor ao ler os rótulos que contém informações detalhadas a respeito das indicações.
Rogério Muller contou ao Portal de Marcelino que ingressou no ramo ainda no Balneário antigo e que atualmente vende mais de 400 litros de aguardente por mês entre a Estação e a cidade. Ele adquire a cachaça dos 5 melhores produtores da região e depois toma o cuidado de envazar em garrafas de vários tamanhos que são comercializadas com valores diferenciados. As garrafas levam um adesivo especial e são atrativas principalmente para presentes. Ele garante que a cachaça de Marcelino Ramos já viajou o mundo graças a sua criatividade manifestada nos rótulos. “Já mandamos cachaça para o Japão, Arábia Saudita, Indonésia, Uruguai e outros países através de turistas que passaram por aqui” comemora o aposentado.
Ativo e falante, Krica é o centro das atenções todos os sábados à tarde na Estação. A mesa repleta de garrafas oferece ao consumidor muitas opções. A líder de vendas é a “Nabunda” a qual ele considera a nova paixão nacional. Em 2º lugar aparece a “Fogo no Rabo”, uma ideia que ele se inspirou através de uma novela da Rede Globo e em 3º a “Nabundinha”. O próximo lançamento será a “Graspa do Krica” que chegará ao mercado ainda este ano.
Cachaça Azul
No meio das garrafas expostas para a venda, num canto reservado, nossa atenção se voltou para um recepiente com um líquido com um leve tom azul no interior. Questionado sobre o produto, Krica revelou que tratava-se de um produto inédito produzido em Marcelino Ramos. Segundo ele a cachaça azul seguiu uma fórmula da Espanha e com alguns segredos que foram adicionados em Marcelino.
Degustando o produto percebe-se um leve sabor de uma fruta cítrica. A cachaça azul é a nova sensação e promete render bons dividendos ao comerciante.
No mês de abril – 2014, estarei desenterrando aí em Marcelino Ramos 10 garrafas de cachaça que comprei do Krika em fevereiro de 2009. Já estão enterradas a 5 anos. Espero que ao desenterrá-las as encontro em boas condições.
Abraço
Ronnie M Lopes
Macau – RN