• Marketing Digital
  • Guia Comercial
terça-feira, 24 junho, 2025
Portal de Marcelino Ramos/RS
TURISMO EM MARCELINO RAMOS
  • Notícias
    • Todas
    • Turismo
    • Personagens da História
    • Curiosidades
    • Gastronomia
    • Festas e Eventos
  • Turismo em Marcelino Ramos
  • Vídeos
    • Aéreos
    • Reportagens
    • Entrevistas
    • Turismo
  • Fotos
    • Marcelino Ramos
    • Festas e Eventos
  • Contato
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Todas
    • Turismo
    • Personagens da História
    • Curiosidades
    • Gastronomia
    • Festas e Eventos
  • Turismo em Marcelino Ramos
  • Vídeos
    • Aéreos
    • Reportagens
    • Entrevistas
    • Turismo
  • Fotos
    • Marcelino Ramos
    • Festas e Eventos
  • Contato
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal de Marcelino Ramos/RS
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Locais e Regionais

LOCOMOTIVA será transferida de Museu Ferroviário de SC para Marcelino Ramos

de Admin
4 de abril de 2018
news Locais e Regionais, Notícias
5
31
Visualizações
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

O turismo de Marcelino Ramos e da região está recebendo um reforço literalmente peso-pesado. A prefeitura, em parceria com a Associação Amigos da Ferrovia, conseguiu junto ao DNIT em Brasília a Cessão de Direito de Uso de cinco bens ferroviários, entre eles uma imponente Locomotiva SKODA fabricada em 1949 na extinta Tchecoslováquia. O Portal de Marcelino teve acesso ao Termo de Cessão de Uso que foi assinado há poucos dias em Brasília pela diretoria de Infraestrutura Ferroviária do Ministério dos Transportes e pelo prefeito Juliano Zuanazzi de Marcelino Ramos. Além da Locomotiva, serão transferidos para o município um Sino, um Relógio de Parede, uma Mesa e um Banco de Plataforma. A concessão de uso, de acordo com o Termo assinado no dia 27 de fevereiro, é para 20 anos podendo ser renovado desde que as partes respeitem as cláusulas contratuais.

Locomotiva aguardando restauração
Locomotiva aguardando restauração

 LOCOMOTIVA SKODA
A Locomotiva SKODA Santa Fé 203 que foi cedida ao município de Marcelino Ramos  encontra-se atualmente no Museu Ferroviário de Tubarão em Santa Catarina. Por telefone a administradora do Museu informou ao Portal de Marcelino que a Locomotiva encontra-se em estado avançado de deterioração em razão da ação do tempo. Ela não está guardada em barracões em razão da falta de espaço e esse foi um dos motivos que levou o Governo a ceder para municípios interessados em recuperar este patrimônio. A Locomotiva impressiona pelo tamanho e foi trazida para a América pela Argentina sendo usada muito na década de 60 e 70. NO Brasil ela funcionou até o início dos anos 80 e foi abandonada em razão da chegada das novas máquinas. Ela tinha capacidade para puxar de 25 a 30 vagões, mas uma das suas dificuldades era quanto a regiões onde existiam muitas curvas, com alto risco de descarrilhar. O Museu informou que ainda este ano ela deverá ser removida do local. Em 2016 uma comitiva de Marcelino Ramos esteve em Tubarão onde tiveram acesso a máquina.

 

A RESTAURAÇÃO

A notícia da Cessão de Uso é uma grande conquista e deve ser muito comemorada, pois foi dado um grande passo nesta luta encabeçada pela Associação Amigos da Ferrovia com apoio da sociedade civil e da prefeitura. Mas há muita água, ou trilhos, para avançar pela frente. A remoção da LOCOMOTIVA de Tubarão para uma oficina especializada de restauro exigirá um trabalho delicado e oneroso. Estima-se que só neste transporte sejam necessários cerca de R$ 80 mil. Já a recuperação total da LOCOMOTIVA, deixando ela em condições de rodar novamente, seriam necessários cerca de R$ 2 milhões. Caso se consiga estes valores via leis de incentivo à cultura, a recuperação levaria mais dois anos. Oficinais especializadas neste serviço existem em SC, mas não se descarta trazer a máquina para alguma empresa especializada na região de Erechim.

 Mas como seria usada a LOCOMOTIVA? Quais serão os próximos passos? O Portal de Marcelino entrevistou o presidente da Associação Amigos da Ferrovia, Jonas Kerber, que está liderando o movimento. Leia abaixo a entrevista.

PORTAL – Como foi o processo para conseguir está locomotiva? Foi demorado? Foi burocrático? Qual o modelo dela?
JONAS: Nos da AFFMR, quando da nossa fundação nos propúnhamos a trabalhar em dois projetos inicialmente, sendo a criação do Parque da Ferrovia no pátio da rede ferrovia em Marcelino ramos e implementação de um trem de turismo entre Marcelino ramos, viadutos e Erechim, a partir daí foram realizados protocolos de interesse entre os municípios e assim vem a necessidade de material rodante, desta forma começamos a procurar disponibilidade de locomotiva a vapor bem como de vagões. Em 2016 após muita procura conseguimos encontrar uma disponível em tubarão sc, no museu ferroviário, onde juntamente com a prefeitura municipal de MR começamos a negociação para a cedência da mesma, este processo burocrático , passou pelo parecer do museu, do IPHAN e finalmente foi concluída a cedência no mês de fevereiro de 2018, com nosso compromisso de restaura-la e colocarmos em condições de operação.

PORTAL – Qual será o próximo passo?
JONAS: O próximo passa e definir o local da restauração e transferir para esta oficina, elaborar um projeto LIC, ou lei Rounet barra busca de recursos e somente após transferirmos para operar no trecho.

PORTAL– Para restauração exigirá que valor?
JONAS: Aproximadamente dois milhões de reais, a serem captados via incentivo fiscal ou fundo perdido do governo,

PORTAL – Onde deverá ser feito esta restauração?
JONAS: Atualmente temos a possibilidade de restaurar em santa catariana, na oficina do museu ferroviário, rio negrinho pela abpf, Santa Maria também tem uma empresa, mas estamos em negociação com alguma empresas e universidades da região do alto Uruguai para realizarmos a recuperação na região, de modo a impulsionar as atividadeS do setor ferroviário e mantermos os recursos na região

PORTAL– Esta restauração é um processo demorado?
JONAS: Sim é um processo lento, necessita projeto, captação de recursos e após isso ainda leva cerca de 2 anos para realizar a restauração de fato, os processos burocráticos neste sentido estão ainda no inicio, uma vez que era necessária cedência para isso.

PORTAL – Quando ela locomotiva, pela sua previsão, deverá ser realidade em nossa cidade?
JONAS: Somente após restaurada, e estará a disposição do trecho e atendera todos municípios, pois se trata de um projeto regional

PORTAL– Como ela deverá ser usada?
JONAS: Deverá ser utilizada no trecho entre Marcelino Ramos, Unidade conservação, Viadutos, Gaurama e Erechim

PORTAL: Qual a ideia?
JONAS: A AFFMR ,  esta promovendo reuniões com grupo de trabalho entre os 4 municípios e já estamos em negociação junto a RUMO, para recuperação do trecho e futura implementação do trecho, e contamos com a colaboração da RUMO.

PORTAL – Mencione a importância desta máquina para o trabalho de resgate histórico que está sendo feito com o patrimônio ferroviário.
JONAS: Existem poucos exemplares disponíveis hoje, em condições de operação ou mesmo para exposição estática, a locomotiva traz resgate do patrimônio histórico ferroviário material e imaterial, além do estimular o turismo e comercio em seu entorno.

PORTAL– Há previsão de se buscar vagões também?
JONAS: Sim, temos a possibilidade de vagões de passageiros, mas deverão ser restaurados também.

1 2 3 4 5 8

Notícia Anterior

Confira quem foram os ganhadores da promoção “Verão Premiado”. Sorteio aconteceu no sábado

Próxima Notícia

AABB de Marcelino Ramos participa da Jornada Esportiva Microrregional em Lagoa Vermelha

Próxima Notícia
AABB de Marcelino Ramos participa da Jornada Esportiva Microrregional em Lagoa Vermelha

AABB de Marcelino Ramos participa da Jornada Esportiva Microrregional em Lagoa Vermelha

Comments 5

  1. Nestor alvani kosenhoski says:
    7 anos atrás

    Que grande conquista parabéns a todos que trabalharam incansavelmente Jonas a associação que deste jeito que se busca os recursos tenho sonho de ainda ver toda esta região com a malha ferroviária calorosamente fluindo com esta Grande conquista parabéns mais uma vês e como podemos fazer para se associar nesta associar e se pode abrasso

    Responder
  2. José Carlos Muner says:
    7 anos atrás

    Eu acho que já andei com esse trem, de Marcelino a Erechim.

    Responder
  3. João Antônio Winckler says:
    7 anos atrás

    Magnífico projeto e parabéns. Também existe a locomotiva Mikado #520 classe 2-8-2 da antiga VFRGS, atualmente abrigada no antigo Museu da Ulbra em Canoas. Foi uma locomotiva de grande importância histórica para a VFRGS, que atualmente se encontra em total estado de abandono, e pelas suas características de rodagem (classe 2-8-2) seria muito bem aproveitada nesse trecho de Marcelino Ramos a Erechim. Sugiro, ainda, que seja feito no recinto da Estação Ferroviária de Marcelino Ramos um “museu ferroviário dinâmico”, abrigando todo material ferroviário que seja possível adquirir restaurando-se convenientemente, ao mesmo tempo que as antigas linhas do pátio devam ser novamente refeitas tal como eram originalmente, inclusive, o antigo girador e depósito de locomotivas, de modo que se tenha um grande complexo ferroviário no local.

    Responder
  4. Horst Wolff says:
    7 anos atrás

    Qual é a rodagem desta locomotiva ?

    Responder
  5. Antonio Pastori says:
    7 anos atrás

    Boa tarde.

    Se me permitem um comentário, a expressão “recursos a fundo perdido” está caindo em desuso, em face a conotação depreciativa que parece estar jogando dinheiro fora, ou seja recurso perdido.

    O correto – e mais elegante – é falar RECURSOS NÃO REEMBOLSÁVEIS.

    Parabéns e bom final de semana.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

O uso das imagens (fotos) deste site só será permitido através de autorização prévia do autor. Não é permitida reprodução sem autorização em sites ou material publicitário.

portaldemarcelino

Siga nosso Instagram

Portal de Marcelino Ramos/RS
Administração Municipal de Marcelino Ramos adqui Administração Municipal de Marcelino Ramos adquire Motoniveladora avaliada em cerca de R$ 1 milhão

A administração municipal de Marcelino Ramos segue promovendo investimentos com foco no desenvolvimento da infraestrutura. Depois da recente aquisição de um rolo compactador, que chegou ao município no início deste ano, neste sábado, a prefeitura recebeu novos equipamentos que vão aprimorar ainda mais os serviços públicos prestados à população.

Entre os novos itens recebidos estão uma motoniveladora (patrola), avaliada em R$ 1 milhão, uma BobCat e um veículo destinado à Secretaria Municipal de Educação. Esses equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do município, além de emendas parlamentares, e representam um avanço significativo para a modernização e a eficiência das operações no município.

O prefeito de Marcelino Ramos, Delfim, ressaltou que, com a chegada desses novos maquinários, o município está mais preparado para realizar obras de pavimentação, manutenção de estradas e outros serviços essenciais com maior qualidade e agilidade. Além disso, a motoniveladora, um equipamento de grande porte, permitirá melhorias na nivelagem de ruas e estradas, beneficiando diretamente os moradores da área urbana e rural.
Termas de Marcelino Ramos recebendo turistas que v Termas de Marcelino Ramos recebendo turistas que vão passar o carnaval. Veja como foi o sorteio do kit mergulho na manhã desta sábado.
Abrindo o carnaval das águas em Marcelino Ramos h Abrindo o carnaval das águas em Marcelino Ramos hoje tem show com Cácio e Marcos.
🎉 O Carnaval das Águas está de volta e começ 🎉 O Carnaval das Águas está de volta e começa hoje em Marcelino Ramos! 🌊🎭

Prepare-se para três noites de muita música e animação na orla! 📍

📅 Sábado, domingo e segunda
⏰ A partir das 21h
🎶 Shows gratuitos para todo mundo curtir!

Venha viver essa festa! 🥳💃🕺 #CarnavalDasÁguas #MarcelinoRamos #VemPraOrla
Você sabia que a nossa ponte Rodoferroviária, um Você sabia que a nossa ponte Rodoferroviária, um verdadeiro cartão postal de Marcelino Ramos, já foi iluminada?
Ofertas de Verão @farma_vivabem ☀️ Saúde par Ofertas de Verão @farma_vivabem ☀️
Saúde para viver o melhor da estação! 🏖️

Ofertas válidas de 03/02/25 à 02/03/25.

☎ (54) 3372 1813
📲 (54) 9 99758995
📍 Rua Dr João da Silveira, M. Ramos/RS
Temporal chegando em Marcelino Ramos. Rajadas de v Temporal chegando em Marcelino Ramos. Rajadas de vento forte.
Fotógrafa marcelinense é premiada em concurso es Fotógrafa marcelinense é premiada em concurso estadual com imagem do Rio Uruguai

Nesta quinta-feira, a fotógrafa Marcelinense Amanda Roll dos Santos, foi premiada em um dos mais prestigiados concursos de fotografia do Rio Grande do Sul. O concurso, organizado pelo Governo do Estado e parceiros, contou com mais de 700 fotografias inscritas, todas com o tema Rio Uruguai.

Para o orgulho de Marcelino Ramos, a imagem capturada por Amanda foi selecionada e premiada por uma comissão formada por renomados fotógrafos gaúchos. Sua fotografia retrata a imponência do Rio Uruguai em perfeita harmonia com a Ponte Rodoferroviária, um dos cartões-postais mais emblemáticos da região.

O reconhecimento reforça o talento da fotógrafa @amandasantosfotoestudio evidencia a beleza natural e histórica de Marcelino Ramos, destacando a importância do Rio Uruguai como patrimônio cultural e turístico.

Em breve a fotografia, que fará parte do acervo do Estado, será divulgada !
Veja mais

 

Portal de Marcelino Publicidade e Propaganda Ltda

CNPJ: 15.037.032/0001-39

WhatsApp (49) 99979-9440

Rua Independência, 208
Marcelino Ramos/RS

marcelosantos@portaldemarcelino.com.br

© 2022 Portal de Marcelino Desenvolvido por mídiaDuo.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Todas
    • Turismo
    • Personagens da História
    • Curiosidades
    • Gastronomia
    • Festas e Eventos
  • Turismo em Marcelino Ramos
  • Vídeos
    • Aéreos
    • Reportagens
    • Entrevistas
    • Turismo
  • Fotos
    • Marcelino Ramos
    • Festas e Eventos
  • Contato

© 2022 Portal de Marcelino Desenvolvido por mídiaDuo.