Além de garantir a ordem pública e oferecer segurança a comunidade, a Brigada Militar (BM) desenvolve em Marcelino Ramos um importante projeto. Trata-se do PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas, que tem por objetivo principal prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência. Desde 1994 o programa é coordenado pelo Sargento Gilmar Antônio Zen envolvendo alunos da 5ª série do Instituto Estadual de Educação (IEEMAR) e da Escola Municipal Rui Barbosa. Em 10 anos, de acordo com o Sargento Zen, mais de 600 crianças receberam instruções através das palestras ministradas nas escolas.
Nesta quarta-feira (05) instrutores do PROERD da região de Erechim, Carazinho, Passo Fundo e Soledade estiveram reunidos em Marcelino Ramos num importante Seminário. O encontro aconteceu no auditório da Casa da Cultura reunindo 25 instrutores. Além de avaliar as atividades desenvolvidas ao longo deste ano, os instrutores aproveitaram para debater assuntos relacionados ao planejamento e ações previstas para 2015. Em Marcelino o programa terá continuidade. De acordo com o Sargento Zen existem muitas solicitações para implantar o programa, mas a dificuldade é com o número reduzido de instrutores.
O PROERD é um importante aliado da comunidade, pois leva informações extremamente importantes a respeito do mundo das drogas. A falta de informação, principalmente nesta faixa etária, pode representar um passo para o vício ou o tráfico. O projeto mantido pela Brigada Militar em Marcelino Ramos é digno de aplausos, pois trabalha a prevenção.