“Segurança direito de todos, dever do Estado”. A frase que estampava uma das faixas usadas na manifestação pacífica e ordeira em Maximiliano de Almeida na tarde desta sexta-feira (10) representa o sentimento da população que clama por mais segurança.
O ato, que teve por objetivo pedir mais policiamento para a região, em razão da onda de assaltos violentos e crimes, reuniu centenas de pessoas e teve cobertura do Portal de Marcelino. Os manifestantes saíram pelas ruas e se concentraram na frente de agências bancárias e da prefeitura. “Esperamos não precisar fazer mais estas manifestações pedindo segurança e sim apenas para agradecer” disse uma das lideranças que participou do ato organizado pela prefeita Dirlei Bernárdi (PT) com apoio de diversas entidades e órgãos.
Uma carta pública, assinada pelas lideranças com apoio da população, foi lida em público contendo reivindicações e agora será encaminhada ao Governador do Estado. Na carta as lideranças pedem a retomada do pelotão da Brigada Militar, aumento do efetivo de policiais e implantação de um sistema de vídeo-monitoramento eletrônico nos acessos à cidade. O município vive um clima muito grande de insegurança, principalmente em razão de assaltos a mão armada, arrombamentos, apreensão de drogas e os assaltos a banco onde os marginais agem com violência, usando os moradores locais como escudos humanos para conseguir êxito nas ações.