Um homem de Marcelino Ramos está preso na sede da Polícia Federal em Passo Fundo acusado de tentar passar dinheiro falso em um Posto de Combustíveis na cidade de Estação, próximo a Getúlio Vargas. Junto com ele os policiais encontraram R$ 2.550,00 em cédulas falsificadas de R$ 50,00. A prisão ocorreu na noite da última quarta-feira (17) e foi efetuada pela Brigada Militar. O marcelinense, em companhia da esposa de 22 anos e de mais três crianças, de 07, 14 e 17 anos, tentou comprar um litro de gasolina avulso num posto na avenida Lido Tagliari, no centro da cidade. O funcionário suspeitou da cédula e acionou a Brigada Militar. De posse da placa do veículo, emplacado em Gaurama, os policiais realizaram rondas e localizaram o veículo em outro posto de combustíveis. Durante vistoria foram encontradas as cédulas. Após dar voz de prisão a Polícia Federal foi acionada e o casal, e mais as crianças, foram conduzidos a Passo Fundo. Segundo informações da Rádio Sideral de Estação o homem permanece preso. A identidade não foi revelada.
O delegado Celso da Polícia Federal de Passo Fundo informou ao Portal de Marcelino na tarde desta sexta-feira que o homem foi encaminhado ao Presídio Regional e que a falsificação das notas era de boa qualidade. Ele disse que só falaria em juízo, mas informou que o dinheiro era oriundo de uma negociação de uma moto. O caso será agora investigado pela PF por se tratar de crime federal.
Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa. Estará sujeito à mesma pena quem importar ou exportar, adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa. Mesmo tendo recebido de boa fé, comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos e multa, quem a recebe e a mantém em circulação, repassando a outros.