A Secretaria Municipal de Saúde de Marcelino Ramos confirmou na manhã desta terça-feira (25) que o município vai receber a partir de agora também a vacina da Pfizer/BioNTech. “Esta requer um manejo muito cuidadoso por ser extremamente frágil. Com isso, a partir de agora todas as doses desta vacina serão aplicadas somente por agendamento” explicou a Secretária de Saúde Isabel Fetter Barp.
A Secretaria está pedindo para que as pessoas que ainda não foram vacinadas, e estão no período, deixem seu nome e contato junto à equipe de enfermagem para que estas entrem em contato agendando o dia que deverão receber a dose. Após as pessoas com comorbidades, os próximos a serem vacinados serão os trabalhadores da Educação (professores, monitores, serventes e merendeiras). “Desses trabalhadores da Educação já temos o nome e contato de todos das escolas municipais e estaduais. Se ainda tem algum idoso que não foi vacinado e tem interesse, também deixe seu nome e contato. Iremos chamando conforme a lista” explicou a secretária.
Importante levar os documentos de identidade, CPF, cartão SUS e carteira de vacinação. Quem é do grupo das comorbidades deve trazer a receita dos medicamentos ou atestado médico que comprove.
A vacina da Pfizer possui uma eficácia maior do que a dos imunizantes que estão sendo usados na campanha nacional. Com uma eficácia calculada de 95%, ela tem desempenho superior do que as doses da CoronaVac e da AstraZeneca em razão da tecnologia que foi usada no processo de desenvolvimento.