Marcelino Ramos estará na lista dos municípios brasileiros interessados em adquirir vacinas contra a Covid-19. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (04) pelo prefeito Vannei Mafissoni (Delfim), que tem acompanhando atentamente ao longo dos últimos dias a movimentação dos prefeitos em busca do imunizante.
Um consórcio nacional de municípios está sendo criado e também existe uma segunda frente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul. A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “Se criou duas possibilidades de compra de vacinas, e numa delas, via FAMURS, precisamos de uma lei autorizativa e já estamos providenciando o projeto para enviar a câmara e também fazendo um cadastro para participar de um consórcio nacional, cujo prazo encerra amanhã” explicou o prefeito.
O projeto de lei será enviado a Câmara de Vereadores de Marcelino Ramos na próxima semana pedindo autorização para uma futura compra da vacina. Nesta sexta-feira o município vai providenciar o cadastro no consórcio nacional. “Não estamos comprando a vacina e sim cadastrando o município e tendo a possibilidade vamos estar prontos e cadastrados para comprar o imunizante” enfatizou o prefeito.
Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.
Que boa notícia com certeza todos estamos torcendo para essa solução. Parabéns ao prefeito pelo iniciativa de comprar a vacina