Turismo de eventos. O município de Marcelino Ramos foi escolhido pela Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) para sediar a prova de enduro de regularidade válida pelo Campeonato Gaúcho e Copa Motocar. A notícia foi confirmada ao Portal de Marcelino nesta segunda-feira (08) pelo marcelinense Paulo Cezar de Oliveira (Seco) atual campeão gaúcho na modalidade e que atualmente reside em Erechim.
De acordo com ele a prova acontecerá nos dias 06 e 07 de junho reunindo pilotos de SC, PR e do RS. A expectativa é reunir cerca de 100 equipes que estarão percorrendo trilhas pelo interior do município num trajeto de 120quilômetros divididos em duas etapas. “Será a primeira vez que Marcelino receberá uma prova oficial de enduro supervisionada pela Federação e pela Confederação” explicou o piloto marcelinense. Em 2015 serão 09 etapas, sendo que a prova de Marcelino Ramos vai abrir a temporada e em grande estilo em razão da natureza exuberante que os pilotos encontrarão pelo interior. “Na reunião de final de ano que é realizada na cidade de Chapecó, pediam onde é Marcelino, ai falei que vocês vão se apaixonar pela minha cidade natal” citou Paulo Cézar de Oliveira. Segundo ele há dois anos foram iniciados os contatos para trazer a etapa para o município e somente agora foi possível.
Prova de enduro
Meio passeio, meio competição. Assim é o ENDURO DE REGULARIDADE, um esporte fora-de-estrada que surgiu como uma forma de transformar os passeios de motos em competição. Estes passeios são chamados fazer trilhas. Praticamente desde que surgiu a moto, no inicio deste século, os motociclistas sentiram que os passeios por trilhas cruzando, riachos, campos, morros, eram tão emocionantes (ou mais) que andar por estradas. Assim foi criado o trail (Palavra inglesa com o significado de trilha), o passeio fora-de-estrada, e as primeiras competições na terra derivadas dele. Logo que as motos começaram a sair da estrada, percebeu-se que uma das vantagens deste novo esporte era justamente a fuga do lugar comum. No lugar do asfalto, a terra, num contato direto com a natureza e as belezas que as cidades esmagaram.
O termo ENDURO originalmente era utilizado no Exterior para designar a competição em circuitos abertos, por estradinhas de terra, onde vence aquele que fizer o percurso no menor tempo. Aqui no Brasil houve uma variação da modalidade. Na verdade, o esporte praticado aqui seria um rali de regularidade, onde os competidores devem obedecer a uma média pré-estabelecida para os vários trechos do roteiro. Vence o ENDURO de regularidade aquele que conseguir se manter dentro da média horária estabelecida. Durante o percurso da prova existem os Postos de Controle (PC’s) secretos que registram a passagem e o horário dos pilotos.