A prefeitura de Piratuba adotou uma medida extrema para recuperar a rodovia que dá acesso ao Rio Grande do Sul através da Usina Hidrelétrica de Maximiliano de Almeida. Duas motoniveladoras (patrolas) iniciaram na manhã desta quinta-feira (03) a remoção do pavimento nos trechos mais danificados da rodovia. Em razão do estado caótico do pavimento, já que nos últimos anos não houve manutenção e conservação, o patrolamento foi a medida mais indicada.
O Secretário de Obras de Piratuba, Jucemar Moura, explicou que está sendo feito um trabalho de escarificação que consiste na remoção do que sobrou do asfalto com o material sendo virado, nivelado e novamente compactado. “Fica uma pista parecida com solo brita” disse ele. As equipes iniciaram o trabalho pelo acesso sul de Piratuba sentido à usina. Neste trecho existem pelo menos 10 pontos que serão patrolados já que nestes locais não existe possibilidade de recuperação com operação tapa-buracos. Os trabalhos neste trecho deverão ser concluídos em 2 dias.
Na próxima semana a prefeitura vai iniciar o segundo trecho, no outro extremo, entre o trevo do acesso sul até a SC no posto de combustível que fica próximo do Portal de Piratuba. Já foram mapeados pelos menos 12 locais que serão patrolados no prazo de uma semana.
Paralelo a esta medida a prefeitura mantém contato com o Governo do Estado para uma operação tapa-buracos. A princípio já existe um compromisso assumido do Governo para liberação de recursos para execução da obra considerada emergencial. Deverão ser gastos cerca de R$ 500 mil para tapar os buracos.
O engenheiro civil Ricardo Miranda de Joaçaba, ao tomar conhecimento da medida, publicou em seu perfil no facebook: “Uma das decisões técnicas, mais esdruxulas que vejo com meus 30 anos de formado em Engenharia Civil,com especialização em Ferrovias e Rodovias…Deus nos acuda” finalizou ele.
A rodovia é uma importante ligação com o RS por onde passam milhares de turistas. Há anos os usuários cobram providências, mas em razão de questões burocráticas de jurisdição do trecho entre prefeitura e Estado, não houve a conservação e manutenção.
Pode não ser a solução ideal, como mencionou o engenheiro, mas a intervenção é a saída urgente e mais viável para o momento para amenizar os transtornos para os motoristas que passam diariamente pelo local.
Foto: Geferson Schreiner
Valeu a persistencia
O governo é culpado mas as pessoas q passam pela rodovia e moradores também o são. Isso é uma vergonha .Medida extrema deve ser tomada.por favor tranquem a rodovia mobilizem a imprensa . Assim não da .Patrolar asfalto é o fim da picada, ou será que nem picada tem mais. Chega de passividade .vocês estao se acovardando diante de um problema já pré histórico. Santa Catarina recebe os turistas como se fossem fazer trilhas. E não me venham com a desculpa que a culpa é do pt Dilma . Assumam a responsabilidade que é menos feio.