O Portal de Marcelino subiu a montanha nesta segunda-feira (29), ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Salette, para contar a história de um ilustre personagem da cultura tradicionalista regional.
Na varanda de uma casa de madeira, tendo por companhia uma cuia e a inseparável gaita, encontramos Doralino de Souza Borges. Com certeza o nome é estranho para a maioria dos marcelinenses, mas ele encontra significado e sentido com o apelido herdado há mais de duas décadas na cidade de Ibiaçá (RS). Estamos falando de “Nego da Gaita”.
Uma figura carismática, talentosa e que se identifica com o povo gaúcho pelo jeito simples de ser e de se comunicar com seus fãs através de um programa de rádio. Doralino, que faz questão de ser chamado de “Nego da Naita”, é natural de São João da Urtiga, mas reside em Marcelino Ramos há mais de 16 anos. Por aqui estabeleceu residência e implantou seu estilo único e inconfundível. Passos longos, bom de papo, o tradicionalista contou ao Portal de Marcelino que herdou o apelido ainda em Ibiaçá. “Eu andava com minha gaita nas costas, pendurada nos braços, pois não tinha estojo na época, e sempre o pessoal me encontrava na rua com ela, e por isso me deram este apelido” explicou ele.
Nego da Gaita tem um talento com acordeon que impressiona pela habilidade e jeito fácil de tirar som do instrumento. Ao longo de sua carreira, como gaiteiro, já tocou em muitos conjuntos e bandas como por exemplo o Manotaço, onde ele figura na capa de um disco de Vinil junto com os demais integrantes do grupo. Depois de longos anos como músico, ele acabou se apaixonando pelo rádio, passando por várias emissoras da região como a Rádio Salette, Rádio Gaurama e Rádio Sananduva. Atualmente ele compartilha seu talento através das ondas da Rádio Club de Machadinho onde mantém um programa há dois anos. Todos os domingos pela manhã, em companhia da esposa Neide Venturim, ele apresenta o programa que vai ao ar das 07 às 10hs. Para chegar em Machadinho no horário ele sai de casa por volta das 05hs. Todos os programas são gravados em fitas K7 e quando ele retorna a Marcelino faz questão de ouvir em companhia da esposa para fazer uma auto-avaliação, buscando o crescimento profissional e oferecer ao seu público um programa de melhor qualidade. A esposa Neide, que faz o papel de produtora e secretária e lê os recados, relatou que por programa são em média entre 60 e 70 ligações de ouvintes. “Tem vez que toca junto os três telefones, o celular do Nego e mais os dois da rádio” comemorou ela, demonstrando o sucesso do programa.
Sempre na base da carona e dependendo de favores, Nego da Gaita conta a partir de agora com um reforço de peso, resultado do seu esforço e luta. Neste final de ano ele alcançou seu objetivo e adquiriu um veículo zero quilômetro o qual fez questão de mostrar com orgulho a nossa reportagem. “Nós pagávamos táxi, cerca de R$ 150,00 por corrida, agora vamos economizar” destacou a esposa Neide. Com transporte próprio, agora o talento vai mais longe sob quatro rodas.
Nego da Gaita é mais um talento regional que vai fazendo história e enriquecendo a cultura do Alto Uruguai.
Parabéns “Nego da Gaita”. Uma justa homenagem a quem realmente conhece a difícil arte de tirar de um teclado notas alegres que enchem o coração do ouvinte de alegria. Boas Festas !!! Feliz Ano Novo !!! Com um grande abraço do amigo Edison Guimarães
parabens, és um batalhador, merecias a muito tempo seu carro, mas deus ajuda quem cedo madruga, braço.
parabéns nego da gaita belo seu grande sucesso sou de tres passos fronteira com argentina curti muito seu gaitaço um grande abraço pra vcs ai sou muito amigo de sua irmã leda só falar meu nome pra ela fica com deus.
PARABÉNS NEGO,QUANTOS ANOS QUE NÃO NOS VEMOS,UM GRANDE ABRAÇO PRA VC E PARA NEIDE QUE FOI MINHA PROFESSORA LA NA LINHA COXILHA SECA, SAUDADES DAQUELES TEMPOS.