A chuva não dá trégua neste início de semana e os rios que cortam nossa região estão “bufando” como dizem os ribeirinhos. Um vídeo gravado no início da tarde desta segunda-feira (05) mostra o nível do reservatório do Lago da Usina de Itá em Marcelino Ramos na ponte rodoferroviária. A água atingiu as emendas dos pilares que foram feitas por ocasião da elevação da ponte. Se não existisse a elevação, a água já estaria batendo nos pilares. Não há risco já que o nível do reservatório pode ser controlado pela empresa que opera a Usina.
Nas Termas de Marcelino também é possível visualizar uma grande elevação do nível das águas do Lago. O lago cobriu praticamente a rampa que é usada para largar barcos e tomou conta da área onde existia uma espécie de pracinha. Água turva e com muitos galhos está descendo numa velocidade atípica onde o lago perde suas características, lembrando muito as corredeiras do antigo Rio Uruguai. As chuvas não param, porém não existe risco eminente de alagamentos graves, já que as casas que ficam nas imediações do lago foram relocadas por ocasião da construção da Usina. (foto da ponte: Susan Trombini)
Vídeo gravado no início da tarde mostra a ponte rodoferroviária.
Eu nasci aí em Marcelino, faz mais de 40 anos que moro no nordeste, aqui em Recife, mas nunca esqueci este lugar, estive olhando a cidade pelo aplicativo Gooogle Earth, e me pareceu que mudou pouca coisa, lembrei-me inclusive que já tomei banho embaixo desta ponte, até o Grande Hotel (hoje em ruinas) está lá, éramos vizinhos de seu Ladislau Dobrovolski e de dona Maria Zandoná, lembro até os nomes das pessoas, todos se conheciam, tempo muito bom.