O motorista, o operador da balsa ou o auxiliar de bordo? De quem foi o erro que provocou o acidente com o caminhão Betoneira do município de Xanxerê que caiu dentro do lago do Rio Uruguai logo depois de embarcar na balsa? A resposta para esta pergunta ainda não pode ser encontrada com precisão, pois existem duas versões para os fatos. A Marinha do Brasil instaurou um procedimento de investigação, através da capitania dos Portos de Itajaí com objetivo de apontar as causas do acidente. Na tarde desta quarta-feira (25) foram tomados depoimentos das pessoas envolvidas no episódio durante mais de três horas na delegacia de polícia do município de Alto Bela Vista. Os depoimentos serão anexados no processo e terão uma importância muito grande para elucidação dos fatos.
No início da noite a equipe de reportagem do Portal de Marcelino conversou com uma testemunha chave que pode contribuir de forma significativa para esclarecimentos dos fatos. O operador da lancha, Gilmar Jaroz, relatou em detalhes como tudo aconteceu. Ele estava operando a balsa e por muito pouco não foi atingido pelo caminhão que caiu dentro do lago. Gilmar Jaroz negou que tenha feito manobras equivocadas e atribuiu a responsabilidade do acidente ao motorista do caminhão. “Ele avançou sem autorização, não esperou as orientações, pulou o calço, a balsa bicou, entrou água, ele se assustou e veio para traz com alta aceleração, virou o volante e atravessou desequilibrando a balsa e quase atropelando o auxiliar” relatou Gilmar Jaroz ao Portal de Marcelino.
O caminhão, segundo ele, entrou certo na plataforma e a balsa já havia saído cerca de 5 metros do porto quando ela perdeu a estabilidade em razão do movimento feito pelo caminhão e pela posição em que ele ficou, praticamente atravessado. Quando a balsa começou balançar, o caminhão, carregado com cimento, foi deslizando lentamente em direção a cerca de proteção e o rebocador. Na tentativa de evitar o acidente, o operador contou que a única alternativa foi tentar retornar ao porto. Antes de atracar o caminhão arrebentou a cerca e atingiu a cabine, jogando o operador da lanha na sala de máquinas.
ASSISTA entrevista onde Gilmar Jaroz relata em detalhes como tudo aconteceu: