Dom José presidiu a missa das 19h deste sábado na igreja São João Batista de Marcelino Ramos, oficializando Pe. Nelci Miranda, missionário saletino, como novo Pároco daquela paróquia. Concelebraram com o bispo três padres saletinos e um diocesano. No início da celebração, Pe. Arlindo Fávero, reitor do Santuário da Salette e membro do Conselho Provincial da Congregação dos missionários saletinos, saudou o bispo dizendo que o seu superior havia designado o Pe. Miranda para ser confirmado na função de Pároco de Marcelino Ramos. O Bispo agradeceu a saudação e solicitou a leitura da provisão do novo Pároco.
Ao falar os fiéis, após o evangelho, Dom José agradeceu ao Pároco anterior, Pe. José Oliveira, que conduziu a paróquia nos últimos dois anos e que já está integrado à equipe missionária e por isso não podia estar presente. Lembrou a característica da quaresma como tempo penitencial de preparação à Páscoa, em que deve acontecer algo realmente novo no coração de cada pessoa, que é a volta a Deus para a libertação do pecado. Citou Moisés, figura da primeira leitura do dia, que teve a experiência do encontro com Deus que o chamava para a missão de libertar seu povo da escravidão. Superando seus medos e temores, Moisés acolheu a missão que Deus lhe confiava. Ressaltou que quem sai de seu comodismo, assume o batismo, torna-se também instrumento da paz e do amor do Senhor. Para o Bispo, Jesus não respondeu ao mal com o mal, mas com a doação da própria vida. Exortou a todos a viverem o processo de conversão, sem murmuração, conforme a recomendação de São Paulo na segunda leitura e com a urgência indicada por Cristo no evangelho do dia, pela parábola da figueira, que revela a paciência de Deus.
Após sua homilia, convidou o novo Pároco a renovar os compromissos assumidos na ordenação presbiteral e lhe entregou os símbolos de sua missão, a bíblia, a estola e a chave do sacrário. A cada símbolo entregue, explicitou aspectos da pregação da Palavra de Deus, da celebração do sacramento da misericórdia e do cultivo da sua espiritualidade e a do povo, centrada na eucaristia.
No final da missa, Claires Bertolla, em nome do Conselho da comunidade agradeceu a Dom José por sua presença e assegurou ao novo Pároco a oração do povo para um ministério frutuoso na Paróquia. Convidou duas crianças a entregarem uma flor para Dom José e para o Pe. Miranda.
Em seguida, o novo Pároco dirigiu a sua mensagem aos presentes. Iniciou dizendo que assumia a nova função inspirando-se em alguns modelos, o Papa Francisco, São João Batista e Nossa Senhora. Como o Papa, pediu a oração de todos. Como São João Batista, espera ter o discernimento e a firmeza de anunciar, denunciar e profetizar. Como Maria, quer estar de coração aberto para Deus. Recordou observação de Dom José de que o pároco deve ajudar os fiéis a crescer na fé. Disse esperar que os fiéis o ajudem a também crescer na fé.
Concluída a celebração, houve coquetel na casa paroquial.
Dados biográficos: Pe. Nelci Miranda nasceu no dia 05 de outubro de 1970, em Pinhalão, norte do Paraná. Entrou na Congregação Missionários de N. Sra. da Salette em 2005. Estudou nas casas de formação dos saletinos em União da Vitória, Belo Horizonte e São Paulo. Fez os primeiros votos em 2010 e foi ordenado padre no dia 25 de janeiro de 2014.