A Província dos Missionários Saletinos no Brasil, com sede em Curitiba (PR), recebeu esta semana pedido de afastamento do padre Edinaldo dos Santos Bruno de Marcelino Ramos. Padre Naldo, como é conhecido na comunidade, é o responsável pela Paróquia São João Batista há cerca de 8 anos. O pedido para deixar a Congregação dos Saletinos foi uma iniciativa do próprio religioso que tem revelado interesse de assumir vaga na Diocese de Erechim. O interesse já teria sido revelado ao Bispo Diocesano.
A notícia do pedido de afastamento da paróquia local foi confirmada ao Portal de Marcelino na manhã desta quinta-feira (28) pelo padre Isidro Perin, responsável pela Congregação dos Saletinos em Curitiba. “Ela tá pedindo pro Bispo que dê uma paróquia em Erechim, agora qual eu não sei” disse padre Isidro. Questionado se já existe um substituto, o provincial respondeu: “Estamos conversando, agora eu não posso lhe dizer o nome, é gente que conhece bem a cidade”, resumiu ele. Padre Isidro disse que deverá anunciar o nome do novo padre no próximo dia 20 durante uma visita que fará a cidade de Marcelino Ramos. Ele confirmou também que mandou uma carta para Padre Naldo pedindo para ele rever a situação, mas ainda não recebeu nenhuma resposta. A Província em Curitiba também recebeu abaixo-assinado pedindo a permanência do religioso em nossa cidade.
Resposta do Padre Naldo:
“Meu caro Marcelo, creio que algumas informações dessa matéria precisam ser corrigidas: primeiro que a expressão correta não é pedir afastamento; na verdade eu apresentei ao Bispo Diocesano o pedido para integrar o clero diocesano, ou seja, fazer parte do grupo de padres da Diocese… Assim sendo eu deixarei a Congregação dos Padres Saletinos e passarei a ser um padre da Diocese de Erexim… Isso implica necessariamente deixar Marcelino, pois é uma paróquia confiada aos saletinos, portanto se eu deixo de ser saletino, logo eu tenho que deixar Marcelino. Outra coisa: eu não pedi uma paróquia em Erexim, eu pedi para fazer parte da Diocese. Quem vai designar pra onde eu vou e que função vou assumir é o Bispo, lembrando que a Diocese de Erexim é formada por cerca de 30 municípios, portanto as possibilidades são muitas, mas cabe ao Bispo esta decisão”.