Aconteceu neste mês de outubro duas campanhas de solturas experimentais de peixes: a primeira no lago da Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes, e a segunda, no lago da Usina Hidrelétrica Itá. As solturas fazem parte do Programa de Monitoramento e Manejo da Ictiofauna, Condicionante da Licença de Operação das Usinas e foram devidamente autorizadas pelo IBAMA.
A soltura de peixes no lago da Usina Machadinho aconteceu no período da manhã com acesso pelo Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável (CRDS), em Piratuba e contou com a presença de autoridades locais, bombeiros mirins, alunos da Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp e comunidade local. Já no lago da Usina Itá, a soltura aconteceu no Balneário de Marcelino Ramos e contou a presença dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa de Marcelino Ramos e da comunidade.
Nas duas ocasiões foram soltas espécies de grumatão e piava produzidos pelo Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD/UFSC), através de seus pesquisadores presentes no local. No lago da Usina de Itá, também foi solta a espécie Suruvi. Os juvenis foram produzidos a partir da reprodução de indivíduos da primeira geração de matrizes selvagens capturados no Alto Rio Uruguai.
Todos os peixes soltos receberam uma marcação química que produz uma marca fluorescente, visível sob microscopia, permitindo o acompanhamento dos resultados da ação através da recaptura dos mesmos. Para informar sobre o recaptura de um peixe Suruvi, ligue para o Centro de Divulgação Ambiental – CDA através da linha verde 0800 645 5800.