Uma professora de história, ex-aluna do Instituto de Educação Estadual de Marcelino Ramos (IEEMAR), colaborou de forma significativa para a publicação de dois importantes livros que fazem um resgate da história e os costumes do povo Kaingang de terras indígenas localizadas nos municípios de Estrela e São Leopoldo (RS). Kassiane Schwingel, que atualmente mora em Montenegro e que está fazendo Mestrado em História na UPF em Passo Fundo, relatou ao Portal de Marcelino que as duas publicações surgiram a partir do trabalho que ela desenvolve no Conselho de Missão Entre Indígenas (COMIN), entidade que faz parte da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e que desde a década de 1980 trabalha com assessoria a povos indígenas.
“Temos sede em São Leopoldo, mas campos de trabalho em todo o Brasil e nosso trabalho está focado na assessoria e apoio aos povos originários, para que seus direitos sejam efetivados e que a interculturalidade seja um prática de nossa sociedade” explicou Kassiane.
Atualmente existem no Brasil mais de 250 povos indígenas diferentes, sendo que destes, o terceiro povo mais numeroso é o Kaingang que foi o alvo da pesquisa que resultou nas publicações. “Acho importante essa oportunidade por vários motivos, dentre eles: divulgar um trabalho institucional da IECLB que muitas pessoas não conhecem e, principalmente, mostrar à sociedade marcelinense que os Kaingang têm uma história a ser contada e ainda mantém-se como indígenas. Sei que é comum ver indígenas vendendo artesanato por aí, então nada melhor que informação sobre este povo e sua cultura” destacou a professora.
Segundo ela para a elaboração dos livros, executou-se um intenso processo de debate e definições coletivas sobre a importância deste material e relatos históricos para que se escrevesse sua trajetória de acordo com as suas percepções. Kassiane Schwingel contou com apoio também da pesquisadora e colega Maria Ione Pilger. O livro, recheado de fotos, desenhos e histórias foi publicado em outubro passado e está sendo distribuído nas escolas de São Leopoldo e Extrela.
O COMIN
O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) é um órgão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Foi criado em 1982, com a finalidade de assessorar e coordenar o trabalho da IECLB com os povos indígenas em todo Brasil. Para atender este objetivo, o Comin se faz presente junto a alguns povos e comunidades indígenas, criando parcerias e dando apoio nas áreas da educação, saúde, terra, organização e auto-sustentação. O Comin tem como princípio e compromisso apoiar as prioridades colocadas pelos povos e comunidades indígenas, respeitando seu jeito de ser e sua cultura, trabalhando com eles e não por eles. Os trabalhos do Comin são realizados por um grupo de profissionais nas áreas de pedagogia, teologia, pastoral, direito, enfermagem e medicina, assistência social, agronomia e outras, em sete Campos de Trabalho.
Bom dia
Gostaria de ter acesso a este livro ou outros materias sobre os índios kaingang de Sao Leopoldo sou aluna do curso de Pedagogia Parfor da Unisinos e estou pesquisando para realizar um intercambio cultural entre meus alunos de 1 ano e os alunos da aldeia já que eu e o Josme indigena da aldeia estudamos na mesma universidade e escreveremos um artigo sobre isso.
Desde jã agradeco sua atenção