Polêmica em Marcelino Ramos! Quem é o verdadeiro dono do Ginásio de Esportes Edwin Pedro Kirst? Por muitos anos imaginou-se que o Ginásio pertencia a Comunidade Evangélica que utiliza o local desde que o mesmo foi construído. Passaram-se várias décadas e agora surge a notícia de que o referido Ginásio pertence ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A direção do Instituto de Educação Estadual Marcelino Ramos tomou conhecimento da real situação esta semana. O Portal de Marcelino teve acesso a uma lei de 1955, publicada no Diário Oficial do Estado, pelo então Governador Ildo Meneghetti, que doou à Comunidade Evangélica lotes na rua Sete de Setembro com área de 3 mil 150 metros quadrados. Nos lotes foi construído o Ginásio. A lei diz que os lotes doados deveriam ser utilizados na construção de escolas primárias ou secundárias e moradas para professoras, não podendo ter outro destino que o específico. No artigo 4º, a lei ressalta que os lotes deveriam retornar ao domínio do Estado, sem direito de qualquer indenização, caso não fossem observados os requisitos previstos na lei.
A Comunidade Evangélica, desde que recebeu a doação, nunca construiu as escolas previstas na lei, conforme acordado na época. Durante todos os esses anos não houve uma solicitação para reaver os terrenos, por desinteresse do Estado. Acontece que agora o IEEMAR está pleiteando o fechando da quadra de esportes, para que os alunos possam realizar as atividades de educação física, e o Governo entende que já existe um Ginásio de Esporte apropriado e que deve ser usado pelo IEEMAR. A direção do IEEMAR busca uma solução para o impasse e só aceita abrir mão do Ginásio, doando a Comunidade para viabilizar as reformas que estão em andamento, se o Estado garantir a construção de um novo Ginásio ou a liberação de recursos para fechamento da quadra. A direção do IEEMAR, CPM, Conselho Escolar, Lideranças Municipais, da Comunidade Evangélica e Estado buscam uma solução para o impasse. No meio da divergência resta saber como ficarão as obras que estão em andamento e qual a solução que será encontrada.
Quantos anos estudando nesse colégio,quanto frio na educação física correndo pela rua por não ter um local adequado e nossos filhos também passando por isso e a solução estava ao lado.