O mundo tecnológico passa por constantes evoluções e os veículos de comunicação precisam acompanhar as novas tendências para se manter atualizados e prestando serviços com qualidade ao público que está cada vez mais exigente. A informação circula de várias formas através das inúmeras plataformas disponíveis no mercado. A época em que todos se viam obrigados a respeitar um determinado horário para sentarem em frente da TV e do Rádio para acompanhar um determinado noticiário é uma página virada. Agora é o público que define em que horário quer assistir, ouvir ou ler uma notícia em razão do cotidiano cada vez mais turbulento. Depois do Jornal, do Rádio e da TV surgiram os computadores com a Internet e por consequência os canais de informação, como os portais de notícias. Mas nos últimos dois anos os dispositivos móveis, que são verdadeiros computadores portáteis, cresceram de forma significativa. Através deles o público define como e quando quer ler uma determinada notícia que fica a disposição 24hs por dia, 7 dias por semana. Para atingir este público, que utiliza de tablets, smartphones e outros, é preciso uma evolução tecnológica dos meios de comunicação.
Diante deste contexto contemporâneo, tendência mundial, o Portal de Marcelino decidiu investir valores significativos numa plataforma chamada de “responsiva”. O termo significa o desenvolvimento de um site flexível para oferecer excelentes experiências de uso em qualquer dispositivo móvel. Botões, ícones, imagens, formato, textos, tudo foi adaptado ao tamanho do dispositivo, bem como as suas restrições de uso, como toque por dedo em vez do cursor, mudança de orientação, limitação de visualização etc. “Antes existia uma preocupação dos programadores apenas com a resolução de tela e tipo de navegador, mas os tempos mudaram e nós precisamos acompanhar esta evolução” explicou o jornalista Marcelo Santos.
De acordo com ele, conhecer o público e entender o conteúdo para criar uma experiência de uso efetiva continua sendo a base de qualquer projeto de sucesso. “Nos últimos tempos analisamos métricas, dados do google analytics e percebemos que muitas pessoas que acessam o Portal de Marcelino estão em dispositivos móveis e por isso precisávamos melhorar a navegação para este público” destacou o jornalista.
Também houve uma melhora significativa no mapeamento do site para tornar o Portal ainda mais visível para os motores de buscas na internet, principalmente do Google.
Além de novas tecnologias introduzidas em se tratando de programação, foram promovidas também mudanças na estrutura de distribuição de notícias no site, com a criação de novas galerias, com objetivo de tornar a leitura mais prazerosa.
O Portal de Marcelino completou em 2015 aniversário de 3 anos e é um dos únicos da região com plataforma responsiva. Esse novo investimento só foi possível graças ao volume de acessos diários que tem nos motivado a levar adiante o projeto.
Obrigado a todos que estão ajudando a escrever a história de Marcelino Ramos em nossas páginas digitais.