Quem passou pela avenida Beira Rio em Marcelino Ramos no final da tarde deste domingo (10) teve o privilégio de presenciar um bando de Capivaras se alimentando na margem gaúcha do lago do rio Uruguai. O bando, composto por cerca de 35 indivíduos, era formado principalmente por filhotes. As capivaras tomaram conta do gramado, próximo a antiga Olaria de Marcelino, e ficaram por mais de meia hora no local. Distante cerca de 50 metros da calçada da avenida o grupo não se incomodou com a presença dos curiosos que aproveitaram para fazer fotos e admirar a família numerosa de roedores. Depois de se alimentar o bando retornou ao lago e subiu em direção ao balneário.
Capivara
A capivara é um mamífero roedor que chega a ter 1,20 m de comprimento e pesa até 60 kg. Sua pelagem é rala e grosseira, de cor castanha. Seus dedos, quatro nas patas dianteiras e três nas traseiras, são unidos por membranas que a tornam uma ágil nadadora. Seus dentes incisivos medem 1 cm de largura e podem chegar a 7 cm de comprimento, pois apesar de serem frequentemente desgastados, eles não param de crescer.
Excelente nadadora, a água é seu refugio para fugir de predadores. Por esse motivo, geralmente se afasta no máximo a 3 km da água, sendo capaz de permanecer submersa por mais de 5 minutos. Elas vivem em bandos de até 30 indivíduos. Cada bando é composto por um macho dominante, pelas fêmeas e seus filhotes e por outros machos subordinados ao líder. Em terra, o bando sempre anda em fila, se preferência sempre pelas mesmas trilhas, mesmo porque, os territórios são demarcados pelos machos graças a uma glândula sebácea grande entre o focinho e a testa. Ao esfregar a glândula em árvores, nas fêmeas e nos filhotes, a glândula libera um forte odor que demarca seu território. Seus hábitos são noturnos, embora desenvolvam atividades durante o dia. Alimenta-se de grama, capim, vegetação aquática e de algas.
VEJA O VÍDEO