O município de Marcelino Ramos (RS) ganha a partir desta semana um novo atrativo turístico: O Parque Natural Teixeira Soares. O Parque, que será inaugurado nesta quinta-feira (16), foi construído na comunidade de Nossa Senhora da Saúde, numa distância de 11quilômetros da cidade. O projeto audacioso e que custou cerca de R$ 6 milhões levou três anos para ficar pronto e foi viabilizado pelo Consórcio Itá, Tractbel Energia e Prefeitura Municipal. A Unidade de Conservação foi construída como medida compensatória da Usina Hidrelétrica Itá. São 423 hectares de mata nativa e que oferecem aos visitantes trilhas, mirantes, passarelas, auditório e sala interativa.
O visitante, além de conhecer a Floresta Estacional Decidual da região, pode, na sala interativa, observar por meio de painéis com fotos a história do povo que ali viveu e vive, datas históricas da região e quem são os vizinhos do parque. Esse espaço físico foi criado especialmente para abrigar a memória e resgatar a história da região.
Há uma expectativa grande de que o Parque Teixeira Soares incremente ainda mais o turismo do município, somando com os pontos turísticos como o Balneário, o Santuário e a Ponterodoferroviária. Após a doação ao município, o Consórcio Itá continuará por mais três anos contribuindo integralmente para manutenção, e por mais dois anos de maneira parcial, apoiando de forma proporcional ao arrecadado em projetos. Logo após este período toda gestão administrativa e financeira será de responsabilidade da prefeitura.
O Centro de Visitantes, a primeira edificação na chegada ao Parque, foi construído com base nos projetos sustentáveis, utilizando pedras in natura remetendo as taipas, características da região, iluminação natural e aproveitamento da água das chuvas.
O Portal de Marcelino, em parceria com a empresa Garcia Imagens Aéreas de Joaçaba/SC, sobrevoou o parque há cerca de três semanas, quando o mesmo estava em obras. Do alto é possível ter uma noção melhor do empreendimento. O vídeo com imagens inéditas pode ser conferido abaixo.
Visitação
As visitas terão horários diferenciados. O Parque ficará aberto de quinta a domingo, no verão, das 9h às 19h e no período do inverno, das 10h às 17h. O visitante ainda poderá usufruir das belezas do Teixeira Soares à noite, já que ele ficará aberto até as 21h no primeiro sábado do mês, oferecendo uma iluminação diferenciada e atividades especiais aos visitantes.As visitas poderão ser agendadas pelo website www.parqueteixeirasoares.eco.brou através do telefone (54) 3372-1011.
A solenidade de inauguração, quinta-feira,dia 16, está marcada para as 10hs.
Parabéns, muito legal o material sobre o Parque.
Parabéns povo amado…belo parque…amo este lugar..pois lá estão os antepassados de minha família!!!!
Parabens pessoal de Marcelino Ramos, sou natural dali e me orgulho por esta terra em breve estarei ali para juntos desfrutar estas maravilhas
Parabéns pelo brilhante empreendimento e ficamos a disposição para divulgar as ações de Marcelino Ramos aqui na Fronteira Oeste.