A chamada rota das águas termais, formada por Machadinho, Marcelino Ramos, Itá e Piratuba, vai ganhar um novo e importante reforço muito em breve. Está emergindo das profundezas do Aquífero Guarani, e do sonho de empreendedores, o Águas Termais Bela Vista SA.
O novo balneário, que começa sair do papel, vai ser construído nas margens do lago do Rio Uruguai no município de Alto Bela Vista, na comunidade de linha São Francisco.
O Portal de Marcelino registrou nesta segunda-feira (06) um momento histórico que foi o início dos trabalhos de perfuração do poço que vai fornecer água ao complexo de piscinas, chuveirinhos e blocos de prédios. A perfuração está sob a responsabilidade de uma empresa especializada de Erechim. Em média a empresa tem capacidade de perfurar entre 150 e 200 metros por dia, segundo informou o funcionário que opera o equipamento. Acredita-se que a água será encontrada numa profundidade entre 600 e 700 metros, atingindo o mesmo lençol que já abastece os demais balneários da região. “Esta semana vamos chegar lá” comentou ele. A perfuração está acontecendo numa encosta há cerca de 50 metros da estrada geral. O poço, considerado o coração do projeto, deverá ficar pronto no prazo máximo de 30 dias, mas a expectativa é de ver a água jorrando atá sexta-feira.
O projeto
Nossa equipe de reportagem teve acesso de forma exclusiva ao projeto do novo balneário. O sócio do empreendimento, marcelinense Vanei Mafissoni, revelou em primeira mão detalhes de como será o complexo termal. O projeto segue um conceito moderno, integrado com a natureza exuberante da encosta e explorando principalmente a potencialidade turística do lago.
Segundo o empreendedor, com a perfuração do poço concluída no prazo de um mês serão iniciadas as obras relacionadas a implantação da primeira fase do projeto que será executado em etapas. A primeira fase prevê um conjunto de piscinas, rampa de acesso ao lago e a Marina. A estrutura será construída na margem do lago e a expectativa é que fique pronta em um ano. As demais etapas, na encosta do lado de cima da estrada geral, com blocos de prédios residências e de hotelaria, contando inclusive com piscinas, serão construídas de forma gradativa, ano a ano. “É um balneário de águas termais propriamente dito, que tem um grande diferencial, além da água, o lago da barragem do Rio Uruguai, que a gente quer juntamente com os demais municípios fazer uma grande rota turística com turismo de águas termais” visualiza o empreendedor.
Segundo Vanei Mafissoni o balneário terá uma área específica para pessoas que pretendem apenas passar o dia e outra reservada para hospedagem de turistas. Quanto ao acesso para se chegar ao balneário, ele também revelou que já existem tratativas com o Governo de Santa Catarina num projeto de pavimentação da estrada, que hoje é de terra. “A gente já vem falando com o Governador do Estado, junto com os prefeitos da região, para melhorias nas estradas e também pela ponte férrea” explicou ele.
Questionado se este balneário poderia fazer concorrência para os demais da região, o empreendedor disse que o “Aguas Termais Bela Vista” está nascendo para somar com os demais que já existem na região, transformando a região numa grande rota turística termal. “O objetivo é transformar a região toda num grande destino turístico das águas termais do Sul do Brasil” finalizou ele.
EDITORIAL
O balneário que está emergindo, graças a audácia e perseverança dos empresários com nossa região, somará com os demais que já existem e não pode ser considerado um concorrente ou que vai prejudicar A ou B. A efetiva implantação pode ser considerada um divisor de águas para a região em se tratando de turismo, principalmente se houver uma integração regional, coisa que há muito tempo já deveria ter ocorrido. A rota termal existe na teoria, mas não na prática. Ações integradas de mídia vendendo esta rota, despertando um maior interesse de turistas de longe, nunca ocorreram e é uma alternativa a ser estudada. Um determinado grupo de turista, por exemplo, poderia fazer um roteiro pelos balneários da região num pacote integrado entre a rede hoteleira. São ideias e projetos que precisam ser olhados com maior carinho, pois os tempos mudaram e precisamos mudar junto, para não ficar apenas como mero expectadores. (Marcelo Santos)
Assista entrevista
Fotos do local e do projeto
Que notícia boa!!! Em tempos de retração econômica, sabermos que esta obra está começando é motivador! Marcelino Ramos ganha com este empreendimento ousado. Nós cidadãos marcelinenses temos que apoiar e torcer para o sucesso deste novo complexo turístico. Novas fontes de geração de emprego diretos e indiretos serão criados gerando renda à nossa gente, acessos melhorados, divulgação do potencial turístico do Lago do Rio Uruguai, da Rota das Águas Termais, do nosso próprio balneário, enfim, são vários os benefícios para nosso município. Parabéns ao Vanei pela ousadia, parabéns a administração municipal de Alto Bela Vista por acreditar e incentivar este empreendimento. Bons ventos sopram nas barrancas do Rio Uruguai. Aproveitemos esta oportunidade para crescermos juntos. Acreditem, pois nosso futuro é promissor.
Orgulho Marcelinense, VANEI MAFESSONI ( 0 Delfim ) está à frente desse empreendimento. Grande visão empreendedora. É com essa inteligência e competência que que o futuro e as coisas acontecem.
Vai dar tudo certo. Está nascendo, não só para O município de A. Bela Vista, mas para Marcelino, também.
Parabéns aos empreendedores, isso irá agregar muito ao turismo de nossa Região, nós de Marcelino Ramos temos que continuar trabalhando no desenvolvimento de nosso Balneário e atrairmos também para nós investidores que apostem em nossas qualidades e potencial Turístico…. A Ascobol está aberta para ajudar a todos que queiram investir no Balneário de Marcelino Ramos.
Desejo Sucesso aos Empreendedores, que Acreditam e Investem aqui em Nossa Região. O Futuro está Acontecendo. Parabéns a Todos.
Fabinho.
TODO TRABALHO FEITO COM SERIEDADE RESULTA EM BOMS FRUTOS.
ESTE EMPREENDIMENTO JÁ DEU CERTO E A SEUS EMPREENDEDORES PARABENS
NOSSA REGIÃO É MUITO RICA E ESTA AÍ A MOSTRA.
ESTAMOS COM VOCÊS