O Presidente do TJRS, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, e a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, inauguraram nesta quinta-feira (18/1) os novos prédios dos Foros de Ronda Alta, Marcelino Ramos e Sananduva.
As três edificações possuem estilos semelhantes, contando com três pavimentos, espaços físicos para possíveis instalações de duas Varas Judiciais, além de Salão do Júri e salas de convivência. Todos os novos foros foram feitos com características sustentáveis e itens de acessibilidade universal.
O Juiz Diretor do Foro de Marcelino Ramos, Eduardo Marroni Gabriel, por sua vez, enfatizou que “o novo
prédio representa muito mais do que uma nova edificação para a comunidade, mas sim um instrumento que vai agregar magistrados e servidores na busca de soluções para os problemas cotidianos que afligem a sociedade”, acrescentando que “o ato simboliza a valorização promovida pela atual administração com o 1° Grau”. Ao realizar uma avaliação das três inaugurações, a Desembargadora Iris destacou que os novos Foros são modernos e seguros, proporcionando espaços compatíveis com a importância dos trabalhos realizados pelo Judiciário em prol da cidadania.
O Desembargador Difini reiterou que nenhuma destas obras seria concluída caso a Assembleia Legislativa tivesse aprovado, em dezembro de 2016, a PEC do Executivo que alterava o repasse dos duodécimos aos demais Poderes. “Nossa administração conversou bastante com os Deputados naquela ocasião, que foram sensíveis à reivindicação do Judiciário e rejeitaram aquela proposta que seria extremamente prejudicial ao bom andamento dos trabalhos desempenhados pela Justiça junto à população”.
Durante os eventos, também foram entregues os Selos Mérito Justiça Gaúcha às Varas Judiciais de Ronda Alta e Marcelino Ramos, além da 1° e 2° Varas Cíveis da Comarca de Erechim.