O prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni, cumpriu esta semana uma importante agenda na Assembleia Geral da FAMURS realizada em Restinga Seca. A agenda também se estendeu para a sede do DAER em Porto Alegre. Foram dois momentos onde demandas de interesse do município estiveram em pauta.
FAMURS – Pauta tributária
Na Assembleia Geral da FAMURS, Vannei Mafissoni, participou da eleição que elegeu a nova diretoria da entidade que tomara posse em janeiro.Vai comandar a entidade na próxima gestão o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. A região do Alto Uruguai vai estar representada nesta nova diretoria através do prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, presidente da AMAU, eleito vice-presidente da FAMURS.
Uma das pautas importantes desta assembleia foi com relação a tributação estadual envolvendo o retorno aos municípios do imposto do ICMS na suinocultura, avicultura e na bovinocultura. Segundo Vannei Mafissoni, estava na pauta uma proposta para descontar o retorno aos municípios. Ou seja, esta medida causaria um impacto na arrecadação das prefeituras, como é caso de Marcelino Ramos que investe nestes três setores. Porém, os prefeitos que participaram da assembleia conseguiram reverter a proposta e o sistema não será alterado, consequentemente não gerando prejuízos aos municípios. Marcelino Ramos criou uma lei na atual gestão para incentivar os investimentos nestes três segmentos, onde oferece100% de subsídios aos produtores nos serviços de terraplanagem.
DAER – ERS 126 e atualização de projeto
Consequentemente, depois da agenda na FAMURS, o chefe do executivo Marcelinense se deslocou até a sede do DAER em Porto Alegre. Em pauta mais uma vez da questão da ERS-126, trecho entre Marcelino Ramos e Maximiliano de Almeida. A audiência desta vez foi com o diretor do órgão, Luciano Faustino e com a presença do deputado Dirceu Franciscon. “Através de um termo de cooperação, envolvendo DAER, os municípios de Marcelino Ramos e Maximiliano de Almeida, com apoio da AMAU e da Reintegração do Norte Gaúcho, estamos trabalhando na atualização do projeto com planilhas para buscar recursos através de emendas parlamentares para viabilizar esta obra” explicou o prefeito Delfim.
Finalmente, também em Porto Alegre, foi tratado a respeito do projeto do novo Mirante do Rio Pelotas.