O município de Marcelino Ramos publicou nesta sexta-feira (17) ajustes ao decreto de emergência que trata da reabertura dos estabelecimentos comerciais à nível de município. As medias já entram em vigor a partir de hoje e autorizam, em caráter facultativo, o funcionamento para mais algumas atividades, além das farmácias, supermercados e padarias que já estavam funcionando, desde que sejam observados normas de segurança.
O decreto é extenso, mas libera o funcionamento de uma forma geral para a maioria do comércio que está há dias de portas fechadas. As lojas poderão voltar a funcionar seguindo algumas regras, como por exemplo, higienizando as superfícies de toque como escadas e balcões, funcionários com máscaras, proibindo uso de provadores, reduzindo número de funcionários em atendimento e adotando o revezamento, mantendo à disposição dos clientes álcool gel, locais ventilados, limitando número de clientes em 50%, dando prioridade para idosos entre outras medidas que tem por finalidade evitar a contaminação das pessoas. Quem se enquadrar dentro destas regras poderá funcionar. Bares não poderão aglomerar pessoas.
Quanto as Termas de Marcelino Ramos elas permanecerão fechadas até o final deste mês, mas o prefeito informou que na última semana será reavaliada a situação. Não se descarta a possibilidade de ampliar o período de fechamento. Os hotéis, pousadas e afins poderão receber hóspedes, mas deverão seguir todas as normas de segurança previstas em lei.
As normas do decreto municipal são respaldadas pela Secretaria de Estado da Saúde.
O município aposta na conscientização das pessoas e no bom senso, mas caso isso não seja possível, o setor de fiscalização estará agindo e aplicando as sanções previstas em lei. Uma das sanções é o cancelamento do alvará para quem não cumprir o que determina o decreto.
É facultativo a abertura, mas é obrigatório as regras impostas pelo município para quem quiser retomar os negócios
LEIA O DECRETO NA ÍNTEGRA. CLIQUE AQUI