Ação conjunta entre a Polícia Civil de Erechim, Soledade, Passo Fundo e Viadutos, desmantelou na tarde desta terça-feira, 11 de abril, uma quadrilha que vinha praticando furtos e roubos em diversos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A ação foi desencadeada por volta das 14h30min, quando os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em apartamento de um prédio localizado na esquina da Avenida Santo Dal Bosco com a Rua Polônia, no centro de Erechim.
A operação, denominada Nômade, devido ao fato de os quadrilheiros não agirem em uma só região, encerrou com as prisões de sete indivíduos, dentre eles dois que se encontravam na situação de foragidos, a apreensão de três carros, sendo dois Astras e um Vectra, e R$ 41.912,80 em dinheiro. Com os presos os policiais encontraram ainda toucas, tipo ninja, uma pistola 765, uma pistola 380, dois revólveres, calibre 38, três CNHs falsas, 45 cartuchos .38, 20 cartuchos .765, 18 cartuchos .380, talões de cheque roubados em Viadutos, uma máquina fotográfica da cooperativa de crédito Cresol, relógios, celulares, ferramentas diversas, além de roupas e acessórios.
Três outros suspeitos de integrar a quadrilha seguem sendo procurados e são considerados foragidos da Justiça. A investigação também irá apurar o possível envolvimento de outros indivíduos nos três estados onde o grupo atuava.
A Operação Nômade foi coordenada pelo delegado titular da 24ª Delegacia de Polícia Regional, com sede em Soledade, Jader Ribeiro Duarte, pelo delegado titular da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Erechim, Gustavo Vilasbôas Ceccon, e pela delegada titular da 11ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, com sede em Erechim, Diana Casarin Zanatta.
A quadrilha
De acordo com informações concedidas pelos delegados em coletiva para a imprensa, a quadrilha vinha sendo investigada em todos os municípios das delegacias envolvidas na operação. O grupo teria iniciado a carreira criminal praticando furtos e logo depois passou a roubar (a mão armada) estabelecimentos comerciais. Na sequência começou a roubar veículos e no momento estaria tentando se especializar em roubos a bancos, tendo o grupo sido apontado como autor do assalto a cooperativa de crédito Cresol, em Erechim, e a uma casa lotérica em Viadutos. No roubo em Viadutos o grupo teria utilizado um veículo Hyunday/IX35, zero quilômetros, que foi roubado em Soledade logo depois de ter sido adquirido pelo proprietário.
A polícia suspeita que o dinheiro encontrado com a quadrilha seria usado para a aquisição de armamento pesado e tinha a preocupação de que, devido a evolução da quadrilha, em breve eles viessem a cometer latrocínio (matar para roubar).
Os presos
Foram presos durante a operação: Fabiano Neves Rocha, Jhonatan Maicon Martarello, Osni Pedro dos Santos, Luan Carlos Veronese Bohm, Leonardo Antonio Grotto, Anael Camargo Dos Santos e João Everson Gonçalves Rosa. Eles seriam naturais de Erechim, Passo Fundo, Gaurama e Viadutos. Os indivíduos que seguem foragidos seriam de Passo Fundo. A polícia ainda está apurando se Grotto realmente integraria a quadrilha.
Bora apodrecer na cadeia cambada de vagabundo filho de papai. Parabéns a Delegada pelo ótimo trabalho.