A paisagem exuberante do lago do rio Uruguai em Marcelino Ramos ganhou vida neste final de semana com uma personagem ilustre. Quem passou pelo Balneário das Águas Termais, na manhã de sábado (25), testemunhou uma cena que mostra que o convívio do homem com a fauna pode e deve ser harmonioso.
Uma garça, uma das aves mais belas do RS, da espécie “Grande-Branca”, dividia o trapiche com turistas que estavam pescando. Em estado de alerta e desfilando elegância nas primeiras horas da manhã, a garça aguardava uma sobra da pescaria para sua primeira alimentação do dia. Durante cerca de 10 minutos, tempo em que permanecemos no local contemplando seu comportamento, ela alçou voo pelo lago, contrastando seu branco com o verde e os primeiros raios solares. A ave costuma buscar alimentos em rios alagados e em áreas alagáveis. Ela é considerada no RS a rainha dos rios. Com pernas e dedos compridos, seu porte varia bastante conforme cada espécie da família, cujo nome científico é Ardeidae. O pescoço chama atenção por ser duplamente angulado, e a ave fica muitas vezes em uma posição em que o pescoço forma um ‘S’. Sua dieta inclui principalmente insetos aquáticos, peixes, caranguejos, moluscos, sapos e répteis.
Apreciadora das águas rasas, a garça usa vários métodos para espantar animais indesejáveis ocultos na lama, dentro da água. A garça-branca-pequena, por exemplo, fica mexendo e faz tremer os dedos: enquanto outras espécies movimentam um pé, lentamente, sem parar. Estes movimentos também facilitam a captura das suas refeições. Voam devagar, com o pescoço encolhido e as pernas esticadas, como todas as aves pernilongas. À tardinha, quando voam para reunir-se em determinados recantos de mata nativa, as garças brancas dão um dos mais belos e impressionantes espetáculos. O flagrante em Marcelino Ramos é interessante, pois de certo modo mostra que está ocorrendo o que os biólogos chamam de equilíbrio ambiental. O ponto de concentração das garças, nesta época do ano, fica em vegetações na encosta do lago, principalmente onde estava localizada a antiga sede da AABB. Vale a pena conferir.