Uma boa notícia para o Instituto Estadual de Educação Marcelino Ramos (IEEMAR). O Governo do Estado poderá liberar nos próximos dias R$ 478 mil para a reforma geral do prédio do Sinodal. A notícia foi confirmada ao Portal de Marcelino pelo engenheiro Glênio Pinos Teixeira, Coordenador Regional da Secretaria de Obras do Estado. Um levantamento técnico das condições do prédio, que foi construído em 1954, apontou que a edificação oferece inúmeros problemas que precisam ser corrigidos de forma urgente. No laudo, encaminhado na última quinta-feira (23) à Secretaria de Obras em Porto Alegre, o engenheiro anexou fotos e um memorial detalhado da edificação que nunca passou por uma reforma desde sua inauguração há mais de 60 anos. No local funciona o projeto “Mais Educação” com 120 alunos em dois turnos distribuídos em 5 oficinas, o refeitório, a cozinha e mais o salão de atos.
Piso
Durante vistoria “in loco” o engenheiro Glênio Pinos Teixeira constatou necessidade da substituição do atual assoalho de madeira por concreto, utilizando parte da estrutura já existente. O assoalho no auditório e nas salas de aula está comprometido pela ação de cupins e com inúmeros buracos que oferecem riscos para as crianças e professores em determinadas áreas.
Parte elétrica
A falta de adequação da rede elétrica, que tem mais de 60 anos, é uma das maiores preocupações. O laudo sugere a troca de toda rede para evitar curtos-circuitos, que podem resultar em problemas mais graves. O cabeamento atual não possui isolamento apropriado e também não está acondicionado em dutos que são capazes de evitar a ação de roadores (ratos). De acordo com o engenheiro Glênio Pinos a rede atual elétrica reúne todas as condições para um possível curto.
Cobertura
Outro problema considerado grave são as infiltrações. As telhas atuais deverão ser substituídas por outro material, que vai garantir uma melhor vedação, evitando que a água da chuva chegue ao foro. A possibilidade de troca de telhas é descartada, pois não existe mais no mercado telhas do mesmo padrão (modelo). O Governo do Estado também deverá promover uma pintura nova no prédio e a troca de todas as venezianas que em dias de vento caem, oferecendo risco. Para realizar todas as obras mencionadas o prazo previsto é de 90 dias.
Expectativa de início
O engenheiro informou ao Portal de Marcelino que ainda não há uma previsão de quando a obra deverá ser iniciada, sendo que existe apenas a expectativa de que ela deverá ser iniciada ainda em 2013, em razão da urgência. O laudo encontra-se em Porto Alegre com Eli Pegoraro, Diretor Geral da Secretaria de Obras do Estado
Trâmite
A expectativa é que a licitação para a obra seja lançada ainda no mês de junho. Após transcorridos os prazos legais, com definição da empresa vencedora, será assinado o contrato e em seguida será dada a ordem de serviço para o início dos trabalhos. O Governo já tem garantidos recursos na ordem de R$ 478 mil.
Nossa quantas maravilhas sendo realizadas em Marcelino,sabemos o quanto este merece isso;parabens e que esta inportante reforma seja repleta de exedo