O Rotary Club de Marcelino Ramos reuniu rotaryanos, autoridades, representantes de entidades e lideranças da comunidade para apresentar o projeto: Turismo e Meio Ambiente proposto pelo Rotary e, em conjunto com essas entidades, buscar soluções através de ações que visam o embelezamento da cidade e sustentabilidade do Meio Ambiente. Melhorando assim o aspecto de nossa cidade, tornando-a mais limpa e aconchegante. O turismo exige isso e é uma grande fonte de renda para o município. O primeiro encontro foi realizado no dia 16 de abril, nas dependências do Instituto de Educação e reuniu em torno de 30 pessoas que representaram 20 entidades marcelinenses.
Foi um espaço onde os presentes puderam saber que ações já foram realizadas e como está sendo conduzido o projeto, informações essas, repassadas pela representante da Avenida de Projetos do Rotary, Lourdes Zago Isoton. Também foi formada uma comissão, com representantes das diversas entidades do município que ajudarão na condução dos trabalhos. Destaca-se que todos os munícipes podem colaborar, mesmo não sendo membros da comissão. Basta embelezar sua residência e dar uma atenção especial ao lixo, não jogando em lugares públicos e colocando-o nas lixeiras de forma correta e, observar e respeitar o horário da coleta.
O Coordenador do Projeto Irineu José Isoton, destacou que o Rotary tem como filosofia realizar ações em favor da comunidade independente de credo político e religioso. Já o prefeito Municipal Juliano Zuanazzi, falou da importância do projeto e das medidas que a municipalidade vem tomando. Destacou ainda, que o maior problema com relação ao lixo é a questão cultural.
A Comissão que deverá coordenar, contatar, acompanhar, cobrar e avaliar o desenvolvimento do projeto, foi composta: pelo presidente do Rotary, Doglamir Cesari (gestão 2014/2015); coordenador do projeto, Irineu José Isoton; representante da Avenida de Projetos Comunitários do Rotary, Lourdes Zago Isoton; secretário de Turismo, Luciano Valmórbida; Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Enio Witmann; representante da Rádio Salette, Jean Schelle; representante da Associação Comercial e Industrial de Marcelino Ramos (ACIMAR), Atila Schneider Finger; Escola de Futsal (AAPS), Davi Baptista; Terceira Idade, Almir Pilonetto; da Emater/Ascar, Ivete Bohm Kühn; Grêmio Estudantil, Letícia Bertolla; Presidente da Câmara de Vereadores Aquiles Cesari e o vereador, Sérgio Antonio Beal.
Desde então já foram realizados 2 encontros, um onde foi escolhido o nome de Projeto Amigos de Marcelino Ramos – PROAMAR, como designação para o Grupo de Trabalho assim como algumas metas para melhorar o embelezamento da Avenida Beira Rio. Quanto a Avenida algumas ações já foram realizadas principalmente no que diz respeito ao embelezamento, alguns postes foram pintados nas proximidades da academia ao ar livre e uma limpeza foi realizada naquele local. O objetivo era de avalia as ações que seriam desenvolvidas.
Já no encontro da ultima terça-feira dia 02 de junho o Presidente da ASCOBOL, Andrigo Mileski, foi convidado para integrar o Grupo, buscando assim uma parceria com os comerciantes e investidores do Bairro Balneário, visto que esta associação tem interesse direto com o turismo.
Em breve novidades estarão sendo implementadas e toda comunidade esta sendo convidada a participar.
Texto e fotos Jean Schelle e Gazeta Turistica
Morei em Marcelino Ramos quando Atila Finger era prefeito. Criança à época, vizinho de Davi Baptista, tinha como colega de aula o Secretário Luciano Valmórbida (carinhosamente chamado de Trampinha ou Tampinha). Juliano Zuanazzi, grande amigo do período em que morávamos no Grande Hotel, do finado Wladislau (minha Mãe trabalhava como lavadeira naquele estabelecimento). Os professores Lourdes e Irineu Isoton, meus mestres, com os quais aprendi valores sacratíssimos, pais de meu exemplar amigo Jerson.
Acessar a página deste Portal, que o faço quase que diariamente, e encontrá-los, é uma satisfação indescritível que me enche de felicidade.
Não seriam eles, se não houvesse um projeto de abnegados apaixonados pela minha Marcelino. Ainda bem que nosso município tem pessoas como vocês, que sempre acreditaram, mesmo diante de tantas adversidades.
Quero desejar-lhes sucesso nessa empreitada. Que Deus lhes dê vida longa e saúde para continuarem batalhando por Marcelino Ramos, especialmente em causas nobres como esta da matéria.
Um abração!
Paulo Sérgio da Silva
Porto Alegre (RS)