Um grupo de nove marcelinenses se deslocou no último sábado (26) até o município de Erechim para um motivo muito especial. Eles atenderam um chamado da Secretaria de Saúde e se colocaram a disposição para doar sangue. A atitude nobre deste grupo representa a esperança para pacientes que precisam de sangue para continuar vivendo. Entre os doadores Paulo César de Vargas, 47 anos, que doou pela segunda vez e que estampava no rosto a alegria de ter a oportunidade de estar ajudando outras pessoas. Ele relatou ao Portal de Marcelino que foi até Erechim no início da manhã de forma voluntária. “Eles comentaram para quem era, mas eu nem quis saber, o importante foi doar destacou ele.
Na unidade de coleta de Erechim, que atende os hospitais da região, foram coletados em média 450 ml de sangue por pessoa, volume que não causa prejuízo nenhum à saúde do doador pois ele é reposto rapidamente com ingestão de líquidos e através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue segue para exames laboratoriais e somente após os resultados, o sangue será liberado para transfusão.
A doação de sangue é um gesto de solidariedade, é um ato de salvar vidas. Atualmente 2% da população brasileira doa sangue. O recomendado pela OMS, Organização Mundial da Saúde é três por cento, o que representa cinco milhões de doadores.